Há 47 municípios com prazo médio de pagamento superior a 60 dias no final do 3.º trimestre de 2019 na lista recentemente divulgada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais. Paredes e Penafiel constam dela.
O ranking, elaborado com base na informação reportada pelas próprias autarquias, mostra que no final de Setembro, o município de Paredes demorava, em média, 190 dias a liquidar as suas facturas a fornecedores (mais de seis meses), numa descida ligeira em relação aos dois últimos trimestres deste ano (prazo era de 194 dias em Março e 192 dias em Junho).
Já a Câmara de Penafiel, apesar de a tendência ser de queda desde o final de 2018, ainda demora, em média, 114 dias a pagar, quase quatro meses. O prazo era de 155 dias em Dezembro do ano passado.
Estas são as duas únicas autarquias da região a constar deste relatório, que conta com os dados de 302 municípios com informação validada (ficam de fora Mortágua, Oeiras, Ponte da Barca, Serpa, Tondela e Vila de Rei).
Recorde-se que os últimos dados conhecidos, de Dezembro de 2018, mostravam que a Câmara de Lousada pagava a 46 dias e a de Valongo a quatro dias. Já Paços de Ferreira já surgia com prazo médio de pagamento abaixo dos 60 dias no último relatório.