No ano passado, a Câmara de Paredes investiu cerca de 65 mil euros no programa de animação de Natal do concelho. Este ano, vai haver um reforço de mais 20 mil euros que, segundo o presidente do município, vai permitir levar o comboio de Natal a todas as freguesias, mais iluminação em quase todas as artérias da cidade e uma tenda no Parque José Guilherme onde decorrerá um mercado e alguns espectáculos.
A programação, “Espalhar Magia por Paredes”, que contempla diferentes actividades, como concertos, musicais, exposições, cinema, patinagem, desporto, teatro e iniciativas solidárias, entre outros, foi apresentada hoje, na Biblioteca Municipal. Decorre entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro.
Muita cultura e acções de solidariedade
Coube à vereadora da Dinamização Cultural e do Turismo, Beatriz Meireles, falar da programação. O comboio de Natal regressa, entre 1 e 23 de Dezembro, com a presença do pai Natal, e desta vez vai chegar a todas as freguesias. “Fizemos esse esforço”, disse.
Será também no Parque José Guilherme que será inaugurada, a 1 de Dezembro, a iluminação de Natal, com um concerto de Toy.
A Loja Interactiva de Turismo vai receber um presépio em tamanho real numa organização da Paróquia de Castelões de Cepeda. Será ainda palco de uma exposição de pais natal da autoria das crianças e alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, até 31 de Dezembro.
A Casa da Cultura será outro dos espaços com animação. Aí decorrerá uma feira de antiguidades, entre 1 e 9 de Dezembro, sessões de cinema, um concerto do Orfeão de Paredes, um concurso de coreografia e uma feira de Natal, um espectáculo infantil designado “Magia no Natal” – um dos dois espectáculos que estão a ser desenvolvidos por funcionários do município -, uma actuação do Conservatório de Dança do Vale do Sousa e um concerto de Reis pela Orquestra Ligeira do Vale do Sousa.
Ali decorrerão ainda duas acções solidárias: o concerto beneficiente “Uma casa para quem precisa”, que segundo a vereadora vai permitir recuperar a casa de banho da casa de uma família carenciada; e a Marcha Solidária (que tem início e fim na Casa da Cultura), com a presença das bandas filarmónicas do concelho, que este ano tem como objectivo ajudar a Ana Rita com a aquisição de uma cadeira de rodas eléctrica.
Na Biblioteca de Paredes haverá uma exposição sobre Outono em Paredes, cafés literários tendo por tema o Natal e será ainda realizado no âmbito do serviço educativo o “Natal Mágico”.
Nas rotundas da cidade voltará a haver uma exposição de Árvores de Natal das crianças e alunos do pré-escolar e primeiro ciclo. Também o comércio local foi desafiado a realizar “Montras de Natal”. O vencedor receberá 500 euros, adiantou Beatriz Meireles.
No Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, será realizado o tradicional espectáculo de patinagem artística de Natal da Associação Desportiva de Patinagem Artística de Paredes, este ano com o tema “Coco” (filme de animação), e também o “Encontro entre Nós” de Natal, para seniores. A nível desportivo, o Pavilhão Municipal de Paredes será o centro do Trail da Raposa e o Parque da Cidade recebe um campeonato de corta-mato e o Grande Prémio da Casa do Benfica em Paredes, a 5 de Janeiro.
Na Igreja Matriz de Paredes haverá dois concertos com o Conservatório de Música de Paredes e com o Coro da Paróquia de Castelões de Cepeda.
Orçamento é para continuar a aumentar
“À medida que consigamos melhorar a situação financeira da autarquia vamos conseguir aumentar este orçamento”, prometeu aos presentes, dizendo que a meta é “dar vida a Paredes”.