Depois de anos nas listas das câmaras municipais que mais tempo demoram a pagar a fornecedores, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira ficou de fora da lista dos municípios com prazo médio de pagamentos superior a 60 dias, divulgada pela A Direcção-Geral das Autarquias Locais. Isso significa que, no segundo trimestre de 2019, a autarquia pacense já liquidava as suas facturas em menos de 60 dias.
O último prazo médio de pagamento conhecido do município de Paços de Ferreira, em Dezembro de 2018, era de 218 dias. Já nessa altura o autarca pacense salientava que o valor apresentado não reflectia a dívida da Câmara e que já estavam a pagar a 30 dias. Recorde-se que, no final de 2014, por exemplo, o prazo médio de pagamentos da autarquia chegou aos 1.363 dias, quase três anos e nove meses. Para baixar estes rácios contribuiu a adesão do município ao Fundo de Apoio Municipal e ao pagamento de dívida.
Em Paredes, o prazo médio de pagamentos a fornecedores chegou aos 217 dias em Dezembro do ano passado. Agora, mostram os dados da DGAL, baixou para os 192 dias, cerca de seis meses e meio.
Já em Penafiel, a trajectória tem sido de descida, mas a Câmara ainda paga a 129 dias, cerca de quatro meses. Em Dezembro de 2018 o prazo médio era de 155 dias.
Há 54 câmaras na lista das autarquias com prazo médio de pagamentos acima de 60 dias, sendo que dos 308 municípios só dois não validaram a informação. Vila Real de Santo António, com 502 dias, e Nazaré, com 458 dias, são as autarquias que mais demoram a liquidar facturas.
Os dados divulgados pela DGAL foram retirados da aplicação informática SIIAL, em 24 de Julho de 2019, de acordo com a informação reportada pelos municípios.