A Câmara Municipal de Paços de Ferreira irá autorizar a realização das feiras e mercados no concelho, informa a autarquia, sustentando que as mesmas serão condicionadas “ao estrito cumprimento das orientações definidas pela Direcção-Geral da Saúde”.
O município diz que vai apenas aguardar pela decisão formal do Governo para que o presidente da Câmara Municipal emita a respectiva autorização.
Recorde-se que Paços de Ferreira foi um dos concelhos que sofreu maior aumento de casos positivos de Covid-19 e foi colocado com medidas mais restritivas. As últimas normas emanadas do Governo mantinham as proibições de feiras e mercados de levante e alargavam as restrições a mais concelhos da região e do país.
“Tendo sido avançada esta tarde a informação que, no âmbito das medidas Covid-19 – Concelhos de Risco Elevado, a realização das feiras e mercados de levante poderão realizar-se, se para tal houver uma autorização emitida pelo presidente da Câmara Municipal, caso estejam verificadas as condições de segurança e o cumprimento das orientações definidas pela DGS”, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira salienta que perante a “relevância económica e social das feiras”, a possibilidade de conciliar a sua realização com a prevenção da Covid-19 e atendendo ainda ao reduzido risco de contágio e confiando no cumprimento de todas as regras, por parte dos feirantes e clientes, como já se vinha a verificar, vai autorizar a realização.
As notícias vindas a público dizem que o Governo recuou sobre a proibição das feiras e mercados de levantes nestes concelhos de elevado risco de contágio e colocou agora a decisão nas mãos das autarquias.