Para ajudar a localizar de forma rápida e eficiente os proprietários de animais perdidos, a Câmara Municipal de Valongo ofereceu leitores de microchips a todas as forças de segurança do concelho, nomeadamente aos Bombeiros de Ermesinde e aos Bombeiros de Valongo, à GNR de Alfena e à de Campo e Sobrado, e às esquadras da PSP de Ermesinde e de Valongo. A medida implicou um investimento de 1500 euros.
“Assim, a qualquer hora, as forças de segurança poderão resolver os casos de diversos animais que fogem da vigilância dos seus donos para que possam rapidamente ser devolvidos aos seus proprietários e, se necessário, mais rápido possam ter assistência médico-veterinária”, explica o município.
A autarquia lembra ainda que tem procurado reduzir os animais errantes com a criação de colónias de animais esterilizados (12 até ao momento), sendo que mais de 100 animais foram esterilizados em 2020. Foram ainda atribuídos cheques de esterilização para pessoas carenciadas e campanhas de vacinação e identificação electrónica a custos reduzidos para donos de animais. Aos animais adoptados no Centro Veterinário Municipal de Valongo, a câmara oferece a esterilização, a desparasitação e o microchip.