A Câmara de Lousada promoveu, no dia 25 deste mês, uma acção de sensibilização junto dos alunos do 7.º ao 12.º ano, que contou com a participação do 2.º Comandante da GNR de Lousada, sobre a Violência no Namoro.
Citado em comunicado, o vereador da Acção Social, Nélson Oliveira, falou da implementação de um projecto que tem como público-alvo preferencial os alunos que frequentam o ensino do pré-escolar e 1.º ciclo, no âmbito do programa “Famílias do Avesso”.
“Esta é mais uma forma que a autarquia pensou e vai colocar em acção, de modo a informar, sensibilizar e prevenir para a temática da violência doméstica e dos maus tratos. Assim, importa potenciar programas direccionado para a prevenção primária sobre a temática da violência doméstica, maus tratos e igualdade de género, junto da comunidade escolar, particularmente junto dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino com o intuito de promover a capacidade de protecção da própria criança e assim, desenvolver competências pessoais e sociais de protecção das mesmas”, disse.
Com estas actividades pretende-se que os mais novos tenham a percepção sobre comportamentos adequados na relação com os outros, ajudar a reconhecer o que é um acto violento e que este não é normal, capacitar a criança para se defender e pedir ajuda perante um ato violento e estimular o levantamento de soluções para a resolução do problema.
Nélson Oliveira declarou, também, que os jovens são os agentes de mudança para o futuro do concelho porque é através deles que estes comportamentos poderão ser denunciados e prevenidos.
As actividades no âmbito da Semana Diferença na Igualdade decorrem até 5 de Dezembro.