Desde 2016, ano em que a Câmara de Lousada lançou o projecto Plantar Lousada, foram plantadas no concelho mais de 40 mil árvores, com o apoio de 4.800 voluntários (muitos deles crianças das escolas) e de 60 instituições. A meta inicial passava por chegar às 10 mil árvores em 2018.
Agora, a autarquia traçou um novo objectivo, mais ambicioso, e quer chegar às 60 mil árvores plantadas no próximo ano.
“Face ao sucesso da iniciativa e à contínua urgência de promover a acção ambiental e a renaturalização do concelho, bem como promover a educação ambiental, a nova meta do Plantar Lousada é plantar 60 mil árvores até 2020”, justifica o município.
Entre Dezembro e Abril voltam a decorrer as plantações abertas a quem queira participar.
A par disso, a Câmara de Lousada vai relançar os projectos Plantar Lousada no Natal e Plantar Lousada no seu Quintal, já em Dezembro também.
“Com estes projectos qualquer cidadão de Lousada pode receber as árvores nativas de que necessita para florestar o seu terreno ou simplesmente enriquecer o seu jardim e quintal”, salienta a autarquia.
Através da iniciativa Árvores Nativas para Todos, o município de Lousada vai ainda oferecer novamente árvores a projectos ambientais fora do concelho, tendo já sido oferecidas, no passado, 20 mil árvores para reflorestar áreas ardidas no país.
Vasto trabalho ambiental
Recorde-se que a Câmara de Lousada tem realizado um vasto trabalho na área ambiental, com vários projectos em paralelo.
Isso já permitiu, por exemplo, confirmar ao nível da fauna, a presença de 177 espécies de vertebrados, designadamente de 11 peixes, 12 anfíbios, 15 répteis, 102 aves e 37 mamíferos no concelho. O trabalho de inventariação identificou, ao nível da flora, 379 espécies silvestres em Lousada às quais acrescem cerca de 140 espécies de árvores e arbustos exóticos.
Foram também identificados 7.400 gigantes verdes no concelho, ou seja, árvores de grande porte que se assumem como importantes ecossistemas, entre outros.