A Câmara de Lousada procedeu, esta quinta-feira, à entrega de votos de louvor a figuras e instituições da área do desporto, em cerimónia que decorreu no auditório municipal e teve como propósito reconhecer o profissionalismo, a dedicação e competência dos atletas assim como fazer jus ao trabalho realizado pelos clubes e colectividades.
Entre as modalidades mas premiadas, o destaque vai para o atletismo com a atribuição de distinções à Associação Desportiva de Lustosa, à atleta Sara Catarina Ribeiro, campeã nacional de corta-Mato longo, num evento que decorreu em Monforte, título conquistado este mês.
Refira-se que Sara Catarina Ribeiro foi vice-campeã nacional de 10.000 metros, 2017; representado a Seleção Nacional de Atletismo na Maratona dos Campeonatos do Mundo de Londres – 2017, vencedora da Taça de Clubes Campeões Europeus de Corta-mato, na equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, 2018, participado e sido a atleta portuguesa mais bem classificada (ao terminar no 18.º lugar na prova feminina) nos Campeonatos da Europa de Corta-mato, 2017.
Na modalidade de artes marciais, uma das mais premiadas, foram várias os atletas distinguidos, tendo sido entregue o voto de louvor à Associação Kentojuku Karaté Portugal, ao atleta Luís Nunes, pelo 1.º lugar na categoria de iniciados 75-85 no 3.º Open West Coast Challenge, 2017.
A câmara municipal atribui, também, o voto de louvor a Paulo Silva, pelo 1.º lugar na categoria de Veterano Master no 3.º Open West Coast Challenge, 2017 e à Associação de Artes Marciais e Desportos de Combate do Vale do Sousa entre outros atletas.
No automobilismo, o executivo municipal entregou o voto de louvor a Hélder Ribeiro, por ter sido vice-campeão nacional de ralicross, categoria de 1600, ao invés de campeão, como tinha sido atribuído em reunião de câmara de novembro de 2016. A decisão final da Federação levou à alteração da classificação final da categoria, ao atleta Jorge Gonzaga por ter sido 2º classificado no Campeonato Nacional de Kartcross, 2017 e ao atleta Sérgio Dias por ter sido: vencedor do Campeonato Nacional de Ralicross A.1600, 2017 eVencedor do Taça Nacional de Ralicross A.1600, 2017.
Outras das modalidades que esteve em destaque foi o Boccia, tendo sido atribuído o voto de louvor a José Maria Lopes da Silva (Movimento Sénior de Lustosa), tendo sido 2.º classificado da Taça de Portugal individual 2017, vencedor do V Campeonato Individual do Concelho de Lousada –2017 e vencedor do campeonato individual do Vale do Sousa zona oeste, 2017.
Por associações, a Associação Desportiva de Lousada quer em futebol quer em hóquei em campo, duas das modalidades mais relevantes da colectividade e que mais praticantes envolve, viu vários dos seus atletas terem sido distinguidos. No futebol, a autarquia distinguiu a equipa sénior, pelo 3.º lugar da 1.ª divisão distrital da AF Porto, e respectiva subida à divisão de honra e a equipa sénior “B”, pela subida à 1.ª divisão distrital da AF Porto, entre outros atletas.
No hóquei em campo, a equipa sénior masculina foi agraciada por ter sido campeã Nacional de Hóquei em Campo 2016/17, vencedora da Taça de Portugal de Hóquei em Campo 2016/2017, vencedora da Supertaça de Portugal de Hóquei em Campo 2016/2017 e campeã Nacional de Hóquei Indoor em 2017/18.
“No último mandato entendemos que estas distinções que a autarquia vinha realizando desde há muitos anos deviam ter outra visibilidade. Até aí o que acontecia é que os votos de louvor ficavam confinados ao executivo municipal que deliberava e dava, mais tarde, conhecimento aos atletas e associações. Achamos que isso era pouco e que esse reconhecimento deveria ser público”, disse, salientando que este reconhecimento público veio dar mais justiça a este acto reconhecendo o trabalho quer dos atletas pelos resultados quer dos demais agentes e instituições ligadas ao desporto que trabalharam afincadamente todos os dias.
O chefe do executivo realçou, ainda, que a entrega destas distinções contribuiu, também, para fortalecer a comunidade, sendo um estímulo para os mais novos, mas, também, para os restantes atletas que continuem na busca de melhores resultados.
“São cada vez mais os feitos da nossa juventude e isso é motivo de grande satisfação e orgulho”, avançou.
Vítor Valinhas, presidente da Associação Desportiva de Lousada, secção de hóquei em campo, relevou a atribuição desta distinção, afirmando que esta representa o reconhecimento pelo trabalho da colectividade uma das mais emblemáticas e com mais títulos a nível nacional.
“A atribuição deste voto de louvor representou, acima de tudo, um reconhecimento pelo trabalho dos atletas e do clube que todos os anos tem ganho títulos nacionais, somos campeões há vários anos e todos os anos temos atletas nas selecções nacionais”, disse, relevando a iniciativa da Câmara de Lousada pelo prémio que atribuiu a todos os, no desporto, dão o melhor de si.
“É sempre bom ser reconhecido pelo nosso município que tem contribuído de forma decisiva para fomentar o para-hóquei e tem facultado as condições logísticas para a selecção treinar”, expressou, salientando que são estes gestos que fazem com que os atletas e os clubes tenham vontade em continuar a trabalhar e a elevar o nome do município.
Carla Nunes, treinadora da secção de atletismo, da Associação Desportiva de Lustosa, avançou que este voto de louvor foi um prémio mais do que merecido e faz jus ao trabalho realizado pelo clube.
“Para o próximo ano, esperamos estar novamente aqui com mais títulos e mais atletas. São estes prémios que fazem com que os atletas queiram continuar a trabalhar e a lutar por melhores resultados”, acrescentou, confirmando que a secção de atletismo da Associação Desportiva de Lustosa é uma colectividade em crescimento e tem já 24 atletas.
“Temos poucos anos de actividade, apenas três, mas verifico que os atletas que têm vindo para o atletismo têm crescido de ano para ano e os campeões estão a revelar-se”, avançou.
“É um estímulo, mas também um sinal para os atletas de que têm de trabalhar para serem os melhores. Lousada é um concelho ecléctico em termos desportivos com inúmeras modalidades e isso faz com que disponha de atletas e até clubes com esta capacidade cujo trabalho é reconhecido dentro e fora do município”
Eduardo Duarte, técnico da natação e do boccia de Lousada, reconheceu que a realização desta cerimónia além de premiar atletas e clubes permite dar a conhecer à comunidade o trabalho que as muitas instituições e modalidades realizam em prol do desporto.
“É um estímulo, mas também um sinal para os atletas de que têm de trabalhar para serem os melhores. Lousada é um concelho ecléctico em termos desportivos com inúmeras modalidades e isso faz com que disponha de atletas e até clubes com esta capacidade cujo trabalho é reconhecido dentro e fora do município”, afiançou.
Eduardo Duarte sustentou, também, que o boccia é, cada vez mais, uma modalidade de referência no concelho, com um elevado número de praticantes, com prémios à escala concelhia, regional e até nacional.
“Estamos a falar de um projecto que iniciou há cerca de cinco anos em articulação com os movimentos seniores do concelho e neste momento temos uma liga interna em que os nossos atletas desenvolvem a sua actividade com resultados bastante positivos”, sublinhou.
Lista completa dos atletas e associações que receberam votos de louvor
Basquetebol em cadeira de rodas
Carlos Cardoso por ter representado a selecção nacional no Campeonato da Europa de Basquetebol em cadeira de rodas.
Atletismo
- Associação Desportiva de Lustosa
- Guilherme Marques, por ter sido Campeão Regional de Pista ao Ar Livre (500m), no escalão de benjamins A, em 2017;
- Ana Nunes, campeã Regional de Fundo (10 000m), juniores – 2017, 2.ª classificada no Campeonato Nacional de Corta-mato Curto,2018.
- Cristiana Nogueira, 3.ª classificada no Corta-mato Nacional do Desporto Escolar, 2018;
- Sara Catarina Ribeiro, campeã nacional de corta-mato longo, vice-campeã nacional de 10.000 metros, 2017;, representado a selecção nacional de Atletismo na Maratona dos Campeonatos do Mundo de Londres – 2017, vencedora da Taça de Clubes Campeões Europeus de Corta-mato, na equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, 2018 e ter participado e sido a atleta portuguesa mais bem classificada (ao terminar no 18.º lugar na prova feminina) nos Campeonatos da Europa de Corta-mato, 2017.
Artes Marciais
- Associação Kentojuku Karaté Portugal
- Luís Nunes, 1.º lugar na categoria de iniciados 75-85 no 3.º Open West Coast Challenge, 2017;
- Pedro Alves, 2.º lugar na categoria de iniciados 85-95 no 3.º Open West Coast Challenge, 2017
- Edgar Neto, 3.º lugar na categoria de iniciados 85-95 no 3.º Open West Coast Challenge, 2017;
- Vítor Hugo, 3.º lugar na categoria de master 70-80 no 3.º Open West Coast Challenge, 2017;
- Bruno Barros, 2.º lugar na categoria de master 85-95 no 3.º Open West Coast Challenge, 2017;
- Paulo Silva, 1.º lugar na categoria de Veterano Master no 3.º Open West Coast Challenge, 2017;
- Associação de Artes Marciais e Desportos de Combate do Vale do Sousa:
- Mariana Castro, Campeã Nacional Rumble Kids 6/7 anos, no Campeonato Nacional de 2017;
- Nuno Teixeira, Campeão Nacional Light Contact 95 kg, no Campeonato Nacional de 2017;
- Marcos Diogo,Campeão Nacional Light Contact 92 kg, no Campeonato Nacional de 2017;
- Leonor Costa, por ter sido, campeã de Armas Duro sub-13, no Campeonato Open de 2017, campeã nacional de Armas Duro sub-13, no Campeonato Nacional de 2017 e campeã Formas de Punho sub-13, no World All Styles Championship Wac, 2017;
- Pedro Barbosa, campeão nacional Rumble Combates sub-13, no Campeonato Nacional de 2017, campeão em Formas de Punhos e Armas sub-13, no World All Styles Championship Wac, 2017, campeão em Armas Soft e Formas de Equipas sub-13, na Taça de Portugal Sport Kempo e campeão em Formas de Equipas e Forma de Punhos sub-13, na Taça de Portugal;
- Guilherme Gonçalves, campeão nacional de Armas sub-7, no Campeonato Nacional de 2017;
- Duarte Ferreira, campeão Nacional Forma Punhos e Formas Armas sub-18, no Campeonato Nacional de 2017, campeão em Formas Punhos e Formas Armas sub-18, na Taça de Portugal;
- Diogo Gonçalves, campeão em Formas Punhos e Formas Armas sub-16, no World All Styles Championship, 2017; campeão em Armas e Punhos sub-16, na Taça de Portugal;
- Rogério Martins, campeão nacional em Punhos e Armas sub-30, no Campeonato Nacional de 2017, campeão em Formas e Armas Hard sub-30, no World All Styles Championship, 2017 e campeão Formas e Armas sub-30, na Taça de Portugal;
- Paulo Sousa, campeão em Formas e Punhos Mestres, no World All Styles Championship, 2017, campeão Nacional em Formas e Punhos, no Campeonato Nacional de 2017;
- Miguel Barbosa, campeão nacional em Combates Rumble sub-10, no Campeonato Nacional de 2017 e campeão Nacional em Combates Rumble sub-10, no Campeonato Nacional de 2017.
Automobilismo
- Hélder Ribeiro, vice-campeão nacional de ralicross, categoria de 1600, ao invés de campeão, como tinha sido atribuído em reunião de câmara de novembro de 2016. A decisão final da Federação levou à alteração da classificação final da categoria.
- Jorge Gonzaga por ter sido 2º classificado no Campeonato Nacional de Kartcross, 2017.
- Sérgio Dias vencedor do Campeonato Nacional de Ralicross A.1600, 2017 e vencedor do Taça Nacional de Ralicross A.1600, 2017;
Basquetebol
Nádia Ferreira, do CDC Juventude Pacense, campeã Distrital Sub-19 da 2.ª divisão 2016/2017 e vencedora do Torneio Interassociações em sub-16;
Boccia
- José Maria Lopes da Silva (MS Lustosa), 2.º classificado da Taça de Portugal individual 2017, vencedor do V Campeonato Individual do Concelho de Lousada –2017 e vencedor do campeonato individual do vale do sousa zona oeste, 2017;
- Manuel Fernando Coelho (MS Cristelos), vencedor do IV Campeonato Individual do Concelho de Lousada –2016, 2.º classificado do V Campeonato Individual do Concelho de Lousada –2017;
- José Fernando Magalhães (MS Lustosa), 2.º classificado do campeonato individual do vale do sousa zona oeste, 2017, 2.º classificado do IV Campeonato Individual do Concelho de Lousada –2016;
- À equipa do Movimento Sénior de Cristelos, composta por Salvador Teixeira, Manuel Nunes, Manuel Coelho, Luis Teixeira, António Teixeira e Elvira Cunha, por terem sido Vencedores da 1ª Liga Boccia Sénior de Lousada 2016/2017.
- À equipa do Movimento Sénior de Lustosa, composta por José Maria, Lopes Silva, Albano Sousa, Boaventura Monteiro e Emília Sousa, por terem sido 2º classificados da 1ª Liga Boccia Sénior de Lousada 2016/2017.
- À equipa do Movimento Sénior de Lustosa, composta por José Joaquim Alves, José Fernando Magalhães, Celeste Pereira e Maria Conceição Azevedo, por terem sido 3º classificados da 1ª Liga Boccia Sénior de Lousada 2016/2017.
- À equipa dos Movimentos Seniores de Lousada, composta por José Maria Lopes Silva, Albano Sousa, Fátima Pinto e José Sousa Lopes, por terem sido Vencedores do Campeonato do Vale do Sousa Zona Oeste, 2017.
- À equipa dos Movimentos Seniores de Lousada, composta por José Joaquim Alves, José Fernando Magalhães, Celeste Pereira e Maria Azevedo, por terem sido 3º classificados do Campeonato do Vale do Sousa Zona Oeste, 2017.
BTT
- Miguel Moura, campeão Regional do Porto de XCO em Guilhabreu, Vila do Conde –2017, campeão Regional do Porto de XCM em Valongo –2017 e vencedor da Taça Regional do Porto de XCM, em 2017.
Futebol
- AD Lousada – Associação Desportiva de Lousada
- À equipa sénior, pelo 3º lugar da 1ª divisão distrital da AF Porto, e respetiva subida à divisão de honra.
- À equipa sénior “B”, pela subida à 1ª divisão distrital da AF Porto.
- À equipa de juvenis por terem sido vencedores de série da 2.ª divisão distrital da AF Porto, e respectiva subida à 1.ª divisão.
- À equipa de iniciados, por terem sido vencedores de série da 2ª divisão distrital da AF Porto.
- À equipa de infantis, pela subida à 1ª divisão distrital da AF Porto.
- À equipa de petizes, por terem sido vencedores de série da AF Porto.
- União Desportiva de Lagoas
- À equipa de Traquinas A, por terem sido vencedores de série da AF Porto.
- À equipa de Infantis (sub12), por terem sido vencedores de série da AF Porto.
- Associação Desportiva e Cultural de Lodares
- À equipa sénior, pela conquista:
- Da Supertaça AFA Lousada 2017;
- Da Liga Opticália Lousada 2016/17, da AFA Lousada;
- Associação Desportiva e Recreativa de Aveleda
- À equipa sénior, pela conquista da Taça D’Trivela da AFA Lousada 2016/2017;
- Futebol Clube Nespereira
- À equipa sénior, pela conquista da Taça Lousacorpu’s da AFA Lousada 2016/2017;
- Ana Teles, do SC Braga, por ter representado a selecção nacional de futebol, entre outros, no Campeonato da Europa de sub-17, 2017 e na fase final do Torneio de Desenvolvimento UEFA sub-16 – 2017;
Futsal
- Grupo Recreativo Desportivo e Cultural de Santo Estêvão
- À equipa de seniores femininos, vencedora do Campeonato de Futsal Feminino da Federação de Futebol Amador de Penafiel e vencedora da Taça dos Campeões de Futsal Feminino da Federação Futebol Popular do Norte;
Hipismo
- Joaquim Sousa Teixeira campeão Regional de Equitação de Trabalho 2017, escalão de consagrados – A.
Hóquei em Campo
- Associação de Hóquei de Lousada
- À equipa Sénior Masculina, por ter sido campeã nacional de Hóquei em Campo 2016/17;
- Vencedora da Taça de Portugal de Hóquei em Campo 2016/2017, vencedora da Supertaça de Portugal de Hóquei em Campo 2016/2017 e campeã nacional de Hóquei Indoor em 2017/18;
- À equipa de Sub-18, campeã nacional de Hóquei em Campo 2016/17, campeã nacional de Hóquei Indoor em 2017/18;
- À equipa de Sub-15, campeã nacional de Hóquei em Campo 2016/17;
- À equipa de Sub-13, campeã nacional de Hóquei em Campo 2016/17, campeã nacional de Hóquei Indoor em 2017/18;
- Bruno Santos, Melhor Marcador do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Seniores Masculinos.
- Gonçalo Teixeira, por ter sido o Melhor Marcador do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-18.
- José Barros, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-15, melhor marcador do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-15, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-13, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub-15, 2017/2018, melhor marcador do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub15, 2017/2018;
- Gonçalo Marques, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-15, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-13, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub-13, 2017/2018; melhor marcador do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub-13, 2017/2018, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub-15, 2017/2018;
- Pedro Valinhas, por ter sido o eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-15
- Tiago Ribeiro, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-11, eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub-11, 2017/2018 e melhor marcador do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Sub-11, 2017/2018;
- Tiago Azevedo, por ter sido eleito para o “Dream Team” do Campeonato Nacional de Hóquei em Campo 2016/2017 – Sub-11;
- Hélder Gonçalves pelas participações no EuroHockey Championship II (M) – Glasgow (Escócia) – 2017 e no EuroHockey Indoor Championship II (M) – Alanya (Turquia) –2018;
- José Pedro Santos pela participação no EuroHockey Championship II (M) – Glasgow (Escócia) 2017, no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) 2017 e no EuroHockey Indoor Championship II (M) – Alanya (Turquia) – 2018;
- Carlos Almeida pela participação no EuroHockey Championship II (M) – Glasgow (Escócia) –2017, no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017;
- Rafael Oliveira pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017;
- Carlos Magalhães pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017;
- João Valinhas pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017.
- Ruben Teixeira pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017.
- João Malojo pela participação no Test Matches “Portugal x Gibraltar” Seleção Nacional Sub-18 – 2017.
- Vítor Pereira pela participação no Test Matches “Portugal x Gibraltar” Seleção Nacional Sub-18 –2017.
- Marco Moreira pela participação no Test Matches “Portugal x Gibraltar” Seleção Nacional Sub-18 –2017.
- João Monteiro pela participação no Test Matches “Portugal x Gibraltar” Seleção Nacional Sub-18 –2017.
- Roberto Nogueira, por ter sido Eleito o Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor em Seniores Masculinos, 2017/2018;
- Diogo Costa por ter sido Campeão Europeu de Parahochey em Amesterdão (Holanda) –2017.
- Juventude Hóquei Clube
- Afonso Eduardo Caramalho pela participação no EuroHockey Championship II (M) – 2017, pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017;
- André Maio Romariz pela participação no EuroHockey Championship II (M) – Glasgow (Escócia) –2017;
- João Tiago Barbosa Ferreira pela participação no EuroHockey Championship II (M) – Glasgow (Escócia) –2017;
- Vasco Fernando da Silva Ribeiro pela participação no EuroHockey Championship II (M) – Glasgow (Escócia) –2017, participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017; melhor Jogador do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Seniores Masculinos, 2017/2018 e melhor marcador do Campeonato Nacional de Hóquei Indoor Seniores Masculinos, 2017/2018;
- João Pedro da Silva Basílio pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017;
- Miguel Maio Romariz pela participação no EuroHockey Junior Championship (M) – Valência (Espanha) –2017;
- Ao treinador da Seleção Nacional de Parahockey, Hugo Santos, campeão Europeu de Parahochey em Amesterdão (Holanda) –2017.
Motociclismo
- Nuno Gonçalo Ribeiro 2.º classificado no Campeonato Nacional de 85GP, em 2017.
- Pedro Mendonça, piloto de Quad, campeão Nacional de Resistência todo-o-terreno, na classe de 400cc, em 2017, vice-campeão Troféu Yahama motores Portugal, na classe 450cc, em 2017 e vice-campeão do Troféu Norte de Quadcross, na classe 450cc, em 2017;
Natação
- Lousada Século XXI
- António Pinto, campeão Nacional Júnior de 800m e 1500m livres –2017, em Coimbra, vencedor dos 1500m em representação da Seleção Nacional no meeting de Ulser (Suíça) –2017, representado a selecção nacional no Campeonato da Europa de Juniores. Competiu nos 800m e 1500m livres -2017 em Israel;
- Mafalda Oliveira, campeã zonal juvenil de 200m bruços –2016 em Ponte da Barca;, campeã Regional Juvenil de 100m bruços, 200m costas –2016 em Felgueiras e campeã Regional Juvenil de 200m estilos e 400m estilos –fevereiro no Porto;
- Ana Catarina Magalhães campeã Regional Juvenil de 100m livres e 200m livres –2017 no Porto;
- Catarina Magalhães Ferreira campeã Regional Infantil de 200m mariposa –2017 em Famalicão.
Polo Aquático
- Lousada Século XXI
- Alexandra Inês Silva, por ter representado a Selecção Nacional no Campeonato Europeu de Sub-17 –2017 na Sérvia;
- Ricardo Teixeira, por ter representado a Selecção Nacional no Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa, Escalão de absolutos (equipa A) – em Rio Maior.
Ténis
- Lousada Ténis Atlântico / Associação de Ténis do Porto
- Maria Inês Ferreira, por ter representado a selecção nacional de Ténis sub-10 no Jamor, Oeiras –2017.
- À equipa sénior feminina, vice-campeã nacional da 1.ª divisão, na Maia, 2015.
Ténis de Mesa
- À equipa de veteranos do Clube de Ténis de Mesa de Lousada, 3.ª classificada no Campeonato Nacional de Equipa em Veteranos, 2018.