Lousada também está a mobilizar-se para dar apoio aos alunos no ensino à distância. A Câmara adquiriu computadores com ligação à internet que vão ser distribuídos pelas escolas para empréstimo aos estudantes esta semana, adianta o vereador da Educação, sustentando que para “não deixar alunos para trás, muitos se mobilizaram para fornecer meios tecnológicos às crianças e jovens que deles necessitavam”
Segundo António Augusto Silva, os Agrupamentos de Escolas também desmontaram as suas salas de informática para cederem os computadores, sendo que nos casos, as próprias famílias fizeram um esforço adicional e juntas de freguesia deram apoios.
Mas, salienta o autarca, “o mercado não dispõe de computadores a preços razoáveis, em quantidade e para entrega imediata”. “Encomendar agora e receber no final do 3.º período não se afigura uma boa solução, tanto mais, que o Governo já anunciou uma medida que visa dotar todos os alunos com recursos informáticos no início do próximo ano lectivo”, sustenta o vereador.
António Augusto Silva explica ainda que muitos particulares e empresas têm disponibilizado máquinas “já obsoletas, mas que, com pequenas reparações e formatação serão ainda capazes de cumprir esta missão”.
Por isso, a Câmara, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas e lojas de informática, decidiu disponibilizar, de imediato, vales de reparações informáticas de 30 euros a serem distribuídos pelas escolas aos alunos de Escalão A e B para fazer face a estas despesas, anunciou.
“O valor resulta de uma auscultação ao mercado e pretende diminuir os custos de reparação (mão de obra e peças – webcam por exemplo) e formatação”, acrescenta.