A Câmara de Lousada assinou vários protocolos com as associações desportivas do concelho que abrangem 39 entidades, envolvendo cerca de 2800 atletas, informou fonte da autarquia.
Segundo a mesma fonte, os acordos referem-se ao pagamento dos seguros e dos exames médicos, sendo este o quarto ano em que a autarquia estabelece esta parceria com as associações, perfazendo o valor investido mais de 87 mil euros.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, afirmou que assinatura destes protocolos representa um esforço adicional para a autarquia representando o dobro da verba investida no primeiro ano.
“São mais de 87 mil euros investidos nas associações locais. Sabemos também que existem cada vez mais modalidade e mais clubes e, por isso, temos um acréscimo de 40% de atletas abrangidos por este protocolo”, disse, salientando que o protocolo tem, igualmente, como propósito agradecer às colectividades o esforço que têm feito para promover, junto das crianças e jovens, a prática desportiva.
“Lousada tem a sorte de contar com uma vitalidade invejável do ponto de vista do associativismo desportivo”, afirmou.
No total foram assinados protocolos relativos a oito modalidades colectivas. O futebol está representado em 17 associações, o futsal em sete, o hóquei em campo em duas associações assim como o basquetebol, hóquei em patins, pólo aquático e voleibol. Acresce a este protocolo a modalidade de dança, que é praticada em seis associações.
No que respeita às modalidades individuais, num total de 10, integram este pacote, as artes marciais, atletismo, automobilismo, ginástica, motociclismo, natação pura, patinagem artística, pesca desportiva, ténis e ténis de mesa.
A autarquia efectuou, também, protocolos para o desporto adaptado, nomeadamente a natação adaptada e ténis de mesa.