A Câmara de Valongo aprovou, hoje, um parecer sobre a proposta de desagregação das freguesias de Campo e Sobrado.
Recorde-se que a desagregação já tinha sido aprovada pela Assembleia de Freguesia de Campo e Sobrado.
O tema será agora debatido em Assembleia Municipal Extraordinária a 26 de Maio. Se a proposta for aprovada segue para a Assembleia da República.
A agregação das freguesias de Campo e Sobrado “deu-se sem ter em qualquer consideração a disparidade do território, a vontade política e as características identitárias tão distintas de cada uma das freguesias”, lê-se na proposta aprovada em reunião de executivo.
“A par disso, e sem prescindir, a reorganização administrativa foi uma decisão tomada contra a vontade da população, e que, por isso, a sua rejeição foi sempre um sentimento transversal a todos os cidadãos, provenientes do meio político, autárquico e da sociedade civil, levando, inclusivamente, à apresentação de um abaixo-assinado na Assembleia da República, tendo em vista a reversão desta situação”, lembra ainda o documento, acrescentando que “desde o primeiro momento que o Município de Valongo manifestou o seu desagrado com este processo, tendo pugnado pela reversão da situação e lutado, a par com a União de Freguesias, pela possibilidade de desagregação”.
A proposta de desagregação das freguesias de Campo e Sobrado foi aprovada em sessão de Assembleia de Freguesia realizada no passado dia 28 de Abril, com parecer favorável da Junta da União de Freguesias de Campo e Sobrado. Face a essa aprovação, a presidente da Assembleia de Freguesia remeteu o processo à Assembleia Municipal, que solicitou parecer à Câmara Municipal, agora emitido como favorável.