Como já tinha sido anunciado, a partir do dia 3 de Abril, e durante cinco meses, as obras de construção do IC35, entre Penafiel e Rans, vão condicionar a circulação na EN106.
A Câmara de Penafiel actualizou, hoje, as vias alternativas/desvios à circulação que serão implementados para contornar estes condicionamentos no trânsito.
A autarquia relembra que “está previsto o corte total na Rotunda de ‘Figuras’ (Rotunda do Carneirinho), e trânsito condicionado na Estrada Nacional 106 entre o km 28+817 (entroncamento da EN106 com a Rua da Compra – Guilhufe) e o km 27+800 (Rotunda do Abraço do Povo)”.
As vias alternativas, que estarão devidamente sinalizadas, serão as seguintes: quem vem do Sul do concelho tem como alternativas os desvios pela Rua da Compra no sentido Sul – Norte (Guilhufe), pelo Carvalheiro (Galegos) e pela Vila Só (Rans); em direcção a Sul estão disponíveis os desvios pela Rua da Póvoa no sentido Norte-Sul (Guilhufe) e pela Rotunda D. António Ferreira Gomes (via Carvalheiro – Galegos e via Vila Só – Rans); de e para Paço de Sousa, sugere-se a utilização da EM593 (Coreixas – Irivo – Guilhufe); o trânsito de pesados de mercadorias poderá apenas circular pela EN 106 até à Rua da Compra (Guilhufe) e pela EM593 no sentido Penafiel – Irivo. Na EM593, no sentido Irivo-Penafiel o trânsito é proibido a pesados de mercadorias excepto BUS e cargas e descargas (os pesados para cargas e descargas só poderão circular na EM593 sentido Irivo-Penafiel até ao entroncamento com a Rua das Lajes), devendo os pesados seguir pela EN106-3 até à Rotunda da Ribeira.
Recorde-se que está em causa a construção do primeiro troço, entre Penafiel e Rans, ficando a faltar o troço que vai ligar até Entre-os-Rios para que o IC35 seja uma alternativa à EN106. Trata-se de uma obra prometida há décadas.