Verdadeiro Olhar

Câmara de Paços de Ferreira contrata cozinheiras/os para confeccionar refeições das EB 2,3 e secundárias

Foto: DR/CM de Paços de Ferreira

A Câmara de Paços de Ferreira quer cumprir a promessa de reactivar os refeitórios das escolas EB 2,3 e secundárias do concelho, melhorando a alimentação servida aos alunos entre o 5.º e o 12.º anos. A meta é que isso aconteça já em Setembro deste ano, no início do ano lectivo.

Para isso, vai ser lançado um concurso para contratar cinco cozinheiras/os, 13 ajudantes de cozinha a tempo inteiro, 13 ajudantes de cozinha a tempo parcial e um/a nutricionista, com o objectivo de pôr a funcionar as cozinhas de quatro escolas Eb 2,3 e duas secundárias.

Ao todo serão servidas 280 mil refeições por ano lectivo.

O vice-presidente da autarquia, Paulo Ferreira, lembrou, em Assembleia Municipal, que “era compromisso deste executivo ser a câmara municipal a confeccionar as refeições”.

“Todos nós conhecemos as críticas legítimas das escolas e alunos sobre a qualidade, que não é a que ambicionamos para as nossas crianças. Já começamos há algum tempo atrás um trabalho com as nossas escolas para avançar com estes refeitórios nas escolas a partir de Setembro do próximo ano”, informou.

A ementa já está delineada para que se prepare o “complexo caderno de encargos” para a aquisição de produtos para elaborar as refeições ao longo do ano lectivo.

Os funcionários também já vão ser contratados, através de concurso público.

“Temos trabalhado em estrita colaboração com as escolas” para que, em Setembro, os alunos possam almoçar “de forma gratuita e com mais qualidade”, acrescentou Paulo Ferreira.

Realizou ainda um balanço dos transportes escolares gratuitos, referindo que 780 crianças do pré-escolar ao 1.º ciclo são transportadas diariamente e “com segurança”, servindo os autocarros adquiridos também para a realização de visitas de estudo nas escolas.

O vice-presidente da autarquia pacense referiu ainda que já começaram as obras do auditório da EB 2,3 de Paços de Ferreira que “estará em condições de estar em funcionamento no próximo ano lectivo”.