A Câmara Municipal de Valongo aprovou, esta quinta-feira, a minuta de Memorando de Entendimento sobre o Novo Modelo da Gestão da STCP, “que tem como objecto a implementação de um novo modelo de gestão do serviço público de transporte prestado pela STCP, através do qual o Estado procede à descentralização, de modo temporário e parcial, das suas competências de autoridade de transporte e de operador daquela empresa em benefício dos municípios que a integram (Valongo, Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar e Matosinhos)”, explica nota de imprensa da autarquia.
“Dada a relevância do novo modelo de gestão dos STCP, é da maior importância que o município de Valongo acompanhe e intervenha na definição, organização e implementação das soluções a negociar entre o Estado, a AMP, os municípios e a STCP”, lê-se na proposta aprovada por maioria, com quatro votos a favor do PS, quatro abstenções do PSD e um voto contra da CDU.
“Naturalmente vamos querer garantir que este processo não prejudica o município do ponto de vista financeiro. Essa é a nossa preocupação, bem como a de que seja prestado um serviço público de transportes com qualidade aos munícipes de Valongo”, refere o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Trata-se de um acordo preliminar, sendo que o acordo final terá que voltar a passar pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.