Os expositores da Feira das Antiguidades, Coleccionismo e Velharias de Lousada associaram-se e estão a oferecer a mensalidade de cinco euros por cada expositor à Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares (Aldaf), instituição sem fins lucrativos.
Segundo o representante da ALDAF, João Ferro, que esteve no domingo, com um grupo de directores da instituição, na companhia do vereador da Acção Social da Câmara de Lousada, Nelson Oliveira, a iniciativa partiu do representante de Lousada da Feira das Antiguidades, Coleccionismo e Velharias, Belmiro Serra.
“Fomos contactados pelo Sr. Belmiro Serra que nos comunicou que de forma voluntária cada um dos participantes e expositores da feira iria fazer um contributo solidário à instituição de forma a contribuir para este causa e ajudar os utentes da Aldaf”, disse, sustentando que alguns directores estiveram já na última feira a agradecer o apoio dos expositores.
João Ferro reconheceu, também, que este é um pequeno contributo que vem ajudar a instituição a fazer face às suas actividades, garantindo que o dinheiro angariado pela associação é fruto de alguns eventos que esta realiza.
Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Acção Social da autarquia lousadense, Nelson Oliveira, realçou o gesto os expositores e reconheceu que este é um mero contributo simbólico, mas com muita relevância, porque auxilia esta instituição a fazer face a pequenas despesas de manutenção.
A contribuição, segundo o autarca, apesar de não ser obrigatória é para ser mantida enquanto os expositores assim o desejarem, tendo esta iniciativa sido feita de livre vontade uma vez que o município não cobra qualquer taxa para estes expositores.
“Ainda assim eles entenderam que seria positivo ajudarem a Aldaf e eu tive oportunidade de agradecer a cada um este gesto”, avançou.
Refira-se que o município apenas é um parceiro da Aldaf, instituição que tem como objectivos defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência e incapacidades no concelho de Lousada e contribuir para promover a inclusão social.
A associação presta apoio a cerca de 15 utentes.