Chama-se Bruno Teixeira, tem 25 anos, é de Paços de Ferreira, e foi o vencedor do prémio de Melhor Mecatrónico de 2023, uma competição, que contabiliza a quinta edição e é organizada pelo Jornal das Oficinas, em parceria com a academia de formação ATEC, contando com o apoio da expoMECÂNICA.
Bruno Teixeira trabalha na oficina Auto Calvário, de Paços de Ferreira, pertencente à rede TOP CAR.
Segundo o Jornal das Oficinas (JO), este é um prémio que se realiza desde 2016. Ao longo dos anos, “tem vindo a crescer em número de participantes e patrocinadores, comprovando-se assim o interesse desta iniciativa ímpar no panorama do aftermarket nacional”.
O mesmo jornal refere ainda que, esta foi a “edição mais disputada de sempre”, com “o nível mais elevado da competição” que é o ‘Melhor Mecatrónico’, traduzindo-se num evento “ímpar da mecatrónica automóvel em Portugal” e que pretende “divulgar” a profissão, assim como “valorizá-la”.
A organização também sublinha que esta especialização é “cada vez mais imprescindível nas oficinas”, trazendo “mais valias”, para além de “aumentar a rentabilidade do negócio”.
A mecatrónica é um ramo de engenharia que cresceu rapidamente nos últimos anos e integra áreas como mecânica, eletrónica e informática. Permite planear, desenvolver e controlar sistemas e processos, com um elevado grau de automatização. Um especialista nesta área é capaz de realizar uma série de tarefas em todos os sectores relacionados com a engenharia mecânica, eletrónica e robótica.
O objectivo desta distinção passa então por “promover, dignificar e premiar a profissão de Mecatrónico Automóvel, proporcionando o intercâmbio de experiências entre profissionais no activo e estimulando o desenvolvimento de competências individuais”.
Ao longo dos três dias, e enquanto decorriam as provas, passaram pela Exponor, em Matosinhos, milhares de visitantes, cerca de 20 mil, segundo dados oficiais da organização do salão, “que puderam ver ao vivo o desempenho dos concorrentes e conhecer melhor a profissão de mecatrónico automóvel.
Ao longo de três dias intensos, os concorrentes competiram em várias provas, nas quais tiveram de resolver diferentes avarias causadas em veículos reais.