Para diminuir o risco de incêndio na região, as brigadas de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa limparam cerca de 250 hectares de mancha florestal.
“Destes, 200 hectares estiveram a cargo da primeira brigada, constituída em 2019, e 50 da segunda, formada em Junho do ano passado, mas com trabalho efetivo no terreno a partir de meados de Agosto, após um período de formação”, refere nota de imprensa.
Os trabalhos, adianta a mesma fonte, foram desenvolvidos em estreita articulação com os Gabinetes Técnicos Florestais dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa e com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, tendo decorrido “em todos os municípios, principalmente nas áreas com maior vulnerabilidade aos incêndios”.
“De mencionar ainda a participação da primeira Brigada de Sapadores Florestais em 20 acções de combate aos incêndios e de rescaldo, nomeadamente nos concelhos de Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira e Penafiel”, acrescenta a CIM.
No total estão 30 operacionais no terreno e foi constituído o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal do Tâmega e Sousa.