Na faria prever que, a 2 de Agosto, em Sobrado, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Valongo saísse do combate a um incêndio florestal em Sobrado com três bombeiros feridos, com queimaduras de 1.º grau, e uma viatura totalmente destruída pelas chamas. O susto foi grande, o prejuízo também.
Agora, os Bombeiros de Valongo lançaram um vídeo, emotivo, em que apelam à ajuda de todos para adquirir um novo veículo de combate a incêndios florestais. Segundo o comandante da corporação, Bruno Fonseca, o carro está orçado em 165 mil euros. Acredita que vão atingir o objectivo.
“Quando vi o carro ainda entrei lá dentro, com ele em chamas, a ver se estava lá alguém”
Um “enorme susto”, um “dia triste”, “um dia de má sorte”. Assim o definem os soldados da paz que tiveram de fugir e deixar o carro para trás em Sobrado. Era um domingo à tarde. Três sofreram queimaduras de 1.º grau, consideradas ferimentos ligeiros. Não esquecem o momento.
Em 25 anos de bombeiro, Bruno Fonseca diz ter sentido uma sensação de perda ainda antes de chegar ao local. Tal era a preocupação com os homens e mulheres que dirige. Passado o susto, o sofrimento passou para a viatura ardida, que muita falta faz aos Bombeiros de Valongo num concelho com uma grande área florestal. “Queremos comprar um novo para substituir o que ardeu e acho que com a ajuda de todos vamos conseguir. Desde que colocamos o vídeo ontem já recebemos alguns donativos”, explica o comandante.