Normalmente, o Pai Natal anda de trenó, mas os Bombeiros Voluntários de Lousada vão mudar o conceito e querem ver o centro de Lousada invadido por muitos homens da Lapónia que vão pousar o tradicional meio de transporte e passam a circular de bicicleta ou de mota.
A corporação convida todas as pessoas para participarem num desfile, que vai acontecer domingo, dia 19, a partir das 15h00, que custa dois euros e que tem como objectivo ajudar a corporação.
Ricardo Costa, bombeiro voluntário de Lousada, explicou ao Verdadeiro Olhar que esta iniciativa, que acontece pela primeira vez, pretende “angariar verbas que possam ajudar a corporação” que, nesta altura, e de uma maneira geral, “passam por alguns constrangimentos financeiros” agudizados pela pandemia.
O desfile é “aberto à população, de todas as idades”. No final, o Pai Natal da Câmara vai chegar numa viatura dos bombeiros que “vai oferecer presentes a todas as crianças”.
A iniciativa é conjunta dos bombeiros e da Câmara Municipal de Lousada.
Ainda inserido nas festividades natalícias, as portas do quartel estão abertas a todos os associados e população que podem ver ainda um presépio idealizado pelos bombeiros e uma exposição de veículos clássicos e equipamentos relacionados com a actividade da corporação.
No final da visita, é oferecida uma lembrança às crianças.