A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde assinalou o seu 96.º aniversário com a bênção de quatro viaturas (uma de socorro, outra de transportes de doentes e duas de combate a incêndios florestais).
As comemorações sofreram algumas alterações devido aos últimos acontecimentos que assombraram o país, não tendo sido realizado o tradicional desfile motorizado, a sessão solene e condecoração de bombeiros, explicou o 2.º comandante da corporação.
Falando das quatro novas viaturas, Emanuel Santos destacou que foram adquiridas quase na totalidade a expensas da associação, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal e de algumas instituições locais.
“Estamos a falar de um investimento de aproximadamente 120 mil euros, com a maioria das verbas a ser suportadas pela instituição”, disse, regozijando-se, no entanto, pelo apoio que outras instituições e a sociedade civil têm dado à corporação.
Associação tem 7.500 sócios
Emanuel Santos realçou, também, que a Associação Humanitária dos Bombeiros de Ermesinde é, presentemente, uma referência no concelho e tem sabido acompanhar a evolução técnica e operacional que a instituição tem realizado nos últimos anos.
A este propósito, o 2.º comandante realçou que corporação abrange uma área de 26 quilómetros quadrados, serve duas cidades (Ermesinde e Alfena) para uma população de aproximadamente 70 mil pessoas.
Refira-se que o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Jorge Videira, já no 95.º aniversário, durante a cerimónia de aniversário, tinha lançado um repto à Câmara Municipal no sentido de ajudar a corporação na aquisição de uma viatura de combate a incêndios, cuja candidatura ao programa comunitário Norte 2020 já tinha sido apresentada.
À data, o dirigente da corporação falava, também, da necessidade da edilidade ajudar na aquisição de novas viaturas, na aquisição de uma ambulância de socorro hospitalar, uma viatura de combate florestal e uma ambulância de transporte de doentes.
Segundo Emanuel Santos, os Bombeiros de Ermesinde são a maior associação do concelho de Valongo com aproximadamente 7.500 sócios pagantes.
A associação dispõe de um corpo constituído por 100 bombeiros e um parque de viaturas com 30 veículos.
A cerimónia do 96.º aniversário contou com a presença de várias entidades civis locais e de elementos ligados aos bombeiros.