O pano de fundo são carros de bombeiros e ambulâncias com as luzes ligadas. Passo a passo, oito bombeiros formam à frente um “V” de voluntário. No topo, umas botas vazias à espera de um novo elemento que integre a equipa. E o desafio é esse. “Agarra o desafio. Junta-te à equipa”, mostra o vídeo desenvolvido por soldados da paz da corporação dos Bombeiros Voluntários de Baltar.
Durante três meses empenharam-se na criação de uma campanha de recrutamento chamada “Calça as tuas botas!” que os pôs no papel de actores, realizadores, cenógrafos e editores, entre outros.
O resultado foram cinco vídeos (dois ainda por lançar) que demonstram o dia-a-dia dos Bombeiros Voluntários e que querem passar uma mensagem simples: não se trata de ser herói, mas de salvar vidas e ajudar o próximo e para isso basta “disponibilidade, empenho e dedicação”.
“Queremos passar uma mensagem positiva, mostrar que isto é um trabalho de equipa, com entreajuda, formação constante, para salvar vidas”
Nos últimos anos tem-se tornado cada vez mais difícil arranjar novos voluntários para as corporações de bombeiros. E ano após ano as associações humanitárias vão lançando apelos.
Este ano, os Bombeiros Voluntários de Baltar, em Paredes, resolveram fazer diferente e deram, literalmente, o corpo ao manifesto para mostrar o que é ser bombeiro e tentar recrutar novos elementos.
“Esta campanha é completamente autónoma (criada, desenvolvida e realizada por bombeiros) e tem como objectivo aliciar a população a integrar o nosso corpo de bombeiros, em regime de voluntariado. Para tal, desenvolveram-se um conjunto de vídeos que demonstram os vários tipos de ocorrências a que os bombeiros estão sujeitos no dia-a-dia e a importância dos novos elementos nas equipas”, refere a corporação.
Tudo foi feito por uma equipa de cinco elementos que contou com a ajuda de toda a corporação, explica Daniel Moreira. Durante cerca de três meses, criaram cenários, fizeram filmagens e editaram cinco vídeos que têm vindo a ser lançados na página oficial da corporação na rede social Facebook. Um deles tem já quase 70 mil visualizações e mais de 500 partilhas.
Cada um retrata o papel dos bombeiros numa perspectiva diferente, desde a acção em incêndios urbanos, incêndios florestais, desencarceramento até à emergência médica. Um outro mostra os fardamentos e a importância do trabalho de equipa mostrando que o elemento que falta é o novo recruta que deve “calçar as botas” e juntar-se aos Bombeiros de Baltar. Já há algumas inscrições e muitas perguntas, diz Daniel Moreira, que salienta: “os bombeiros foram actores, mas mostraram o que fazem na realidade”
“A mensagem que se tem vindo a passar sobre a vida de bombeiro é que exige muito sacrifício, riscos, exaustão, uma mensagem negativa. Nós queremos passar uma mensagem positiva, mostrar que isto é um trabalho de equipa, com entreajuda, formação constante, para salvar vidas. Qualquer um pode ser bombeiro com empenho e dedicação”, acredita.
Neste momento, os Bombeiros Voluntários de Baltar têm em curso uma escola com 14 elementos, mas é importante ter sempre novos bombeiros. “É preciso ir renovando o corpo activo para haver dinâmica”, defende Daniel Moreira.
Depois de lançarem todos os vídeos, os soldados da paz de Baltar vão distribuir cartazes e folhetos e visitar algumas escolas mostrando os veículos e desenvolvendo actividades.
Os interessados em inscrever-se devem contactar os Bombeiros Voluntários de Baltar. Para ingressar a carreira de bombeiro voluntário como infante é preciso ter entre 6 e 16 anos, como cadete entre 16 e 18 anos e como estagiário entre os 18 e os 45 anos. É preciso “disponibilidade, empenho e dedicação”. “Da mesma forma, procuram-se indivíduos para a carreira de bombeiro especialista (motoristas)”, diz a corporação.