A corporação dos Bombeiros Voluntários de Cete deixou, esta madrugada, nas redes sociais, uma homenagem a Noel Ferreira, comandante da corporação que faleceu, ontem, num acidente de helicóptero quando combatia um incêndio em Valongo.
“‘Se vão da lei da morte libertando’. Foram palavras que Luís de Camões usou para definir aqueles que pelos seus feitos, actos ou obras, jamais serão esquecidos, escapando assim da ‘lei da morte’, ou seja, do esquecimento. O lema que tu escolheste, dedicado a nós, ‘aos teus bombeiros’, neste momento, é dedicado a ti Comandante Noel Ferreira!”, escreveu a corporação. “Nesta altura de enorme tristeza e dor vamos guardar sempre na memória a tua disciplina, profissionalismo e dedicação à causa dos Bombeiros de Cete e de Portugal”, acrescenta a mesma fonte, agradecendo as inúmeras mensagens de condolências recebidas.
“Pedimos também que, nesta altura delicada, seja respeitado o luto em memória de quem partiu a fazer aquilo que mais gostava!. Até sempre Comandante Noel Ferreira”, termina a corporação.
Também a Liga dos Bombeiros Portugueses emitiu um comunicado lamentando a morte do comandante e capitão e piloto da Força Aérea Portuguesa e endereçando condolências à Direcção e Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete e à família de Noel Ferreira.
“Cumprindo a directiva nacional, emitida pela LBP aos seus associados em Agosto de 2013, todas as Associações/Corpos de Bombeiros irão colocar as bandeiras a meia haste a partir de hoje até ao final do dia do funeral do Capitão Noel Ferreira, e ainda, como forma de homenagem colectiva ao soldado da paz falecido em serviço, no momento da descida da sua urna à terra, soarão as sirenes dos bombeiros em todos os quartéis do país”, refere o mesmo comunicado.
A Câmara de Paredes, que já tinha emitido uma nota de condolências pela morte do paredense, decretou ainda dois dias de luto municipal, hoje e amanhã. “Este trágico acontecimento abalou todos os bombeiros não só de Paredes como a nível nacional e a comunidade paredense em geral”, justifica a autarquia.
* Notícia actualizada às 11h50 com informação sobre os dois dias de luto municipal decretados pela autarquia.