A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete celebra, de 7 a 29 de Abril, o 93.º aniversário com um programa diversificado de actividades, que além da tradicional colocação de insígnias aos soldados da paz integra um simulacro de desencarceramento e a inauguração do posto avançado, entre outros momentos.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete, Paulo Pinto, destacou que o programa do 93.º aniversário vai, também, privilegiar as actividades e o contacto com a comunidade local no sentido de fomentar um maior contacto com a população, dando-lhe a conhecer os meios e o dispositivo que a associação dispõe.
“Os 93 anos de vida da nossa associação, dignificam e honram os órgãos sociais, bombeiros e toda a população da nossa zona de intervenção (Cete, Parada de Todeia, Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa). Uma vida com 93 anos, de certeza que conteve e contém muitas alegrias, muitas festas, muitos objectivos concretizados, mas também muitas dificuldades, muitos sacrifícios, muita vontade de querer e crer. Tudo isto junto orgulha-nos e motiva-nos, para que os bombeiros de Cete, dentro da humildade e simplicidade, se tornem uma entidade de respeito e até de exemplo”, disse, salientando que o programa do 93.º aniversário além de diversificado foi pensado para abranger as freguesias Parada de Todeia, Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa.
Nova viatura de transporte de doentes não urgentes apresentada à comunidade
Falando das principais actividades de socorro e protecção agendadas para o aniversário da instituição, o presidente da direcção recordou que embora o dia oficial do aniversário seja o dia 18 de Abril, o dia 15 será o mais preenchido e um dos mais marcante com a tomada de posse do novo comandante e a apresentação da nova viatura de transporte de doentes não urgentes, orçada em cerca de 33 mil euros.
“Não são suficientes e algumas em fim de vida. Há necessidade de modernizar, vai-se modernizar a longo prazo, dentro das nossas possibilidades, para que os nossos 41 elementos do corpo de bombeiros possam melhorar as suas actividades. Para alem dos 41 elementos no activo temos também 20 elementos entre estagiários e cadetes, que serão futuros bombeiros. No quadro de reserva temos 56 elementos e no Quadro de honra 31 elementos. Bombeiros que irão ser condecorados dia 15 de Abril serão na ordem de 57 elementos”, acrescentou.
Paulo Pinto enalteceu, também, o apoio que a associação tem tido pelos empresários assim como de outros agentes e actores da área de influência dos Bombeiros de Cete cujo apoio tem sido determinante para ajudar a instituição a colmatar algumas dificuldades e a fazer face aos novos compromissos.
“No âmbito do aniversário será feito um agradecimento aos empresários que contribuíram na nossa campanha de angariações de fundos. Todas as iniciativas levadas avante para angariações de fundos, correram de uma forma muito positiva, boas recepções e incentivos. Temos muitos amigos, quer a ajudar-nos fisicamente quer a apoiar-nos psicologicamente. Precisamos de todos, a todos bem haja”, adiantou.
Paulo Pinto esclareceu, também, que o 93.º aniversário irá ficar marcado pela actuação, dia 22 de Abril, no Pavilhão Municipal de Paredes, da Banda da Armada a actuar, a convite da a associação, iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.
“Trata-se dum evento bastante rico que nos mede a nossa capacidade organizativa e que tudo faremos para ser um grande sucesso, levando Cete e o concelho de Paredes a patamares superiores”, afirmou.
Já no dia 29 de Abril realizar-se-á a inauguração do Posto Avançado em Recarei, um objectivo que a instituição perseguia há muito e que tem como propósito melhorar o socorro na parte sul do concelho de Paredes.
O Posto Avançado de Recarei vai permitir a construção de parque coberto para viaturas e de um dormitório com casas de banho e pretende minimizar a distância e o tempo de resposta dos bombeiros, sobretudo devido à grande mancha florestal existente nas freguesias do sul do concelho.
“Ficaremos mais perto do parque florestal que faz parte da nossa zona de intervenção”, a avançou, confirmado que a obra foi financiada na totalidade pela camara municipal.
“O novo comandante é uma aposta na sua juventude, no seu perfil, será de certeza uma lufada de ar fresco no grupo”
Questionado sobre o ambiente mais conturbado que abanou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete em 2017, Paulo Pinto garantiu que com o apoio e a união da direcção e corpo activo, a instituição mudou o rumos das coisas.
“Sendo de conhecimento geral, a nossa Associação viveu momentos conturbados, durante o inicio de 2017. Com a nossa dinâmica, capacidade, vontade e sobretudo a união direcção e corpo activo conseguimos mudar o rumos das coisas. A população pode contar com os Bombeiros de Cete, estamos no bom caminho, mas muito há para fazer. O novo comandante é uma aposta na sua juventude, no seu perfil, será de certeza uma lufada de ar fresco no grupo. O ambiente de crispação não existe no nosso Quartel, quer pela dignidade dos bombeiros, quer pela actuação do oficial, Vitorino Tadeu, que na sua campanha de paz e diálogo com todas, contribui bastante para que assim fosse. Um agradecimento muito especial a este homem que sempre se aproximou da direcção e aproximou a direcção aos bombeiros e vice versa”, assumiu.