Na próxima segunda-feira, Joaquim Aires, um lousadense de 37 anos, vai saltar para cima da bicicleta e rumar até Paris, em França, numa viagem dividida por dez etapas e de cariz solidário.
A Câmara Municipal de Lousada apoia a iniciativa que tem como destinatárias as instituições que se aliaram a este projeto.
Joaquim Aires é sapador dos Bombeiros do Porto e reside no Porto. Sobre esta ideia, confessa que “surgiu de um modo simples e natural “porque gosta de ajudar. Como é bombeiro, tem o “instinto de auxiliar quem precisa”.
Sobre a receção que a ideia teve junto do município, o ciclista refere que ficou “extremamente feliz”, sendo que agora está a ultimar todos os pormenores desta viagem, que começa segunda-feira, dia 18 de setembro, pelas 8h40. Joaquim Aires vai partir junto aos Paços do Concelho e, nesse dia, vai rumar a Mirandela, num percurso de 145 quiolómetros.
A segunda etapa vai até Miranda do Douro, com 108 quoilómetros, seguindo, depois, para Valladolid, em Espanha, mais 161 quilómetros.
A quarta etapa, que tem como destino Briviesca, 181 quilómetros, e Pamplona, 178. Já a sexta etapa é feita até Salies- de- Béarn, em Franbça, num total de 131 quilómetros. Daqui, Joaquim Aires prossegue para Marmande, 181 quilómetros, e Limoges, 222. As últimas etapas incluem Chabris, 196, e para chegada a Paris vai pedalar 207 quilómetros.
“O desporto é uma plataforma extraordinária para a dinamização de ações de solidariedade”, refere o ciclista, em nota do municíoio, tanto mais que, todas as instituições do concelho tem “projetos que precisam de mais apoios para serem concretizados”.
Relativamente à instituição apoiada, a cada etapa vai ser disponibilizado o IBAN de cada uma delas, para que as pessoas possam efetuar o seu contributo. No final, o valor angariado vai ser divulgado por cada uma das 10 instituições”, explica a vereadora da Ação Social da autarquia, Maria do Ceu Rocha.
As instituições que vão participar neste evento solidário são a ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, ALDAF – Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares, Associação de Solidariedade Social de Nespereira, Associação Social, Recreativa e Cultural “Ao Encontro das Raízes”, AVE – Cooperativa de Intervenção Psico-Social, (ACIP), Centro Social e Paroquial de Caíde, Centro Social e Paroquial de Lustosa, Centro Social e Paroquial de Sousela, Cooperativa Lousavidas e Santa Casa da Misericórdia de Lousada.