A equipa feminina que representou os Bombeiros Voluntários de Freamunde conquistou o primeiro lugar na 11ª edição do Bombeiro de Ferro, que se realziou em Gaia. Na mesma categoria, a formação que representou Paços de Ferreira ficou em terceiro lugar.
A equipa feminina de Freamunde “revalidou o título que já lhe pertencia desde 2023 e sagrou se bi campeã na competição por equipas femininas, somando já quatro títulos no seu percurso nesta prova”, destaca a corporação.
Já por Paços de Ferreira, Cristiana Silva, Andreia Ferreira, Samilly Silva e Maria Nunes foram as bombeiras que subiram ao pódio e que consideraram que o objetivo na estreia nesta competição “foi superado” e as expetativas foram alcançadas.
Para a preparação desta prova, a equipa contou com o apoio “físico e mental de vários camaradas como Emanuel Carneiro, José Costa e Carla Machado, que já participaram em edições anteriores”. Ainda segundo as premiadas, “o prémio é para todos do 1330 que sempre acreditaram” neste pódio.
Pela equipa masculina competiram os bombeiros João Martins, Miguel Pereira, João Pereira e Rhoger Bussões. No sábado, teve lugar a competição individual em que a Corporação esteve representada pelos Bombeiros João Martins e Miguel Pereira.
A competição “Bombeiro de Ferro” é organizada pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e junta corporações de todo o país. A competição, que já decorreu em Vila do Conde, na Póvoa, em Paredes, na Ribeira do Porto e, o ano passado, na Maia, realizou-se este ano, ao Cais de Vila Nova de Gaia.
Montar e enrolar linhas de mangueira, passando pelo percurso de obstáculos, subida de uma torre até ao resgate de vítimas, sempre envergando o pesado equipamento de proteção individual, a prova, de grande exigência em termos físicos, foram algumas das provas realizadas pelos 350 bombeiros que participaram.
Segundo a organização, a ideia desta competição visa mostrar o dia-a-dia dos bombeiros, contribuindo, ainda, para o treino, partilha de experiências e conhecimentos entre todas as corporações, sejam elas profissionais ou voluntárias.