O Dia dos Avós de Penafiel vai homenagear Vitorino Fernandes, recentemente falecido, e até então o avô mais velho de Penafiel. Será cortado um bolo com 109 metros, a idade com que faleceu, indica a Câmara Municipal.
A comemoração do Dia dos Avós promete trazer milhares ao Parque da Cidade de Penafiel. “Depois de dois anos de interregno, por culpa da pandemia da covid-19, o dia 26 de Julho vai voltar a ser comemorado com um vasto programa que promete reunir mais de 7000 avós e familiares”, indica nota de imprensa.
De manhã haverá, a partir das 10h00, o “Avós em movimento”, através de uma aula de exercício físico. Segue-se, às 11h00, a Missa Campal, com o Bispo do Porto, uma cerimónia onde se insere a homenagem a Ana Elisa de Couto – grande impulsionadora da implementação do Dia Nacional dos Avós, uma natural de Penafiel.
Os idosos participam, depois, num “Mega Piquenique”, havendo à tarde jogos tradicionais e vários artistas, assim como a oportunidade de dar uma volta num carro clássico ou de realizar rastreios de saúde gratuitos.