O deputado José Soeiro, a candidata à Câmara Municipal de Penafiel, Eva Coelho, e o candidato à Assembleia Municipal, Duarte Graça, defenderam o fim do aterro de Rio Mau, em Penafiel, no âmbito de uma visita.
Em nota enviada à comunicação social, o Bloco de Esquerda considerou que é fundamental mudar o local das instalações, para que Rio Mau e a sua população não continuem a estar sujeitos aos problemas que resultam da sua presença.
Segundo o Bloco de Esquerda, o equipamento que foi instalado em 1999 tinha como tempo útil de vida 10 anos, mas, antes deste tempo ser atingido, procedeu-se ao alargamento do equipamento, o que permitiu que este funcionasse até final de 2015.
De acordo com o partido, como as camadas depositadas vão sendo compactadas, após nova análise, concluiu-se que a capacidade máxima do aterro será atingida entre 2020 e 2021, ainda dentro do próximo ciclo autárquico de quatro anos.
“Assim sendo, durante o próximo mandato, a Câmara terá a responsabilidade de preparar uma alternativa à manutenção do aterro em Rio Mau, concertada com os municípios de Castelo de Paiva e Paredes, que também são servidos por este aterro”, lê-se na nota enviada.