Duplas com novatos e experientes, com cada equipa a representar uma das antigas 24 freguesias do concelho de Paredes, bateram-se hoje no primeiro torneio de golfe inter-freguesias, promovido pelo Paredes Golfe Clube (PGC). Os grandes vencedores do Troféu Paredes foram os irmãos Pedro e Rui Mendes, de Bitarães. Em segundo ficou a equipa de Louredo e, em terceiro lugar, a da Madalena.
Segundo o PGC trata-se de uma iniciativa pioneira. “Nunca houve um torneio que opusesse todas as freguesias de um concelho. E o golfe é uma modalidade para unir. Somos um clube de portas abertas à comunidade”, salientou Arménio Santos, director do Campo de Golfe do Aqueduto. O grande objectivo é que toda a comunidade veja o campo de Vila Cova de Carros como seu, destacou.
Os autarcas de duas das freguesias conhecidas por terem das maiores rivalidades no concelho, Lordelo e Rebordosa, concordam que este torneio faz sentido. “O golfe é um desporto que tem que ser mais desmistificado e este torneio promove o convívio. E os projectos inter-freguesias devem ser uma coisa a estimular”, disse Salomé Santos, presidente da Junta de Rebordosa. “O objectivo de desmistificar o golfe está a ser cumprido, mas ainda há um pouco o preconceito de que é elitista. É fundamental juntar as freguesias e pô-las a trabalhar em conjunto”, defendeu Nuno Serra, presidente da Junta de Lordelo.
A equipa vencedora mostrava-se satisfeita com o resultado. “Este torneio é uma ideia fantástica porque serve para divulgar este desporto. Já tínhamos conquistado troféus noutras modalidades mas este é o primeiro troféu de golfe que ganhamos para a freguesia”, salientou Pedro Mendes.
A taça da equipa vencedora ficará durante um ano na Junta de Freguesia.
Classificação:
- Bitarães
- Louredo
- Madalena
- Mouriz
- Castelões de Cepeda
- Rebordosa
- Gondalães
- Lordelo
- Sobreira
- Aguiar de Sousa
- Baltar
- Gandra
- Parada de Todeia
- Vila Cova de Carros
- Vilela
- Beire
- Sobrosa
- Cristelo
- Cete
- Vandoma
- Duas Igrejas
- Astromil
- Besteiros
- Recarei