A Câmara de Lousada acaba de aprovar o projecto europeu GREY4GREEN, “que visa a capacitação de seniores e de entidades ligadas à terceira idade para a implementação de programas de promoção do envelhecimento activo em contacto com a natureza”, explica a autarquia.
“O projecto, que terminará em 2024, será implementado por um consórcio multidisciplinar que conta com parceiros da Dinamarca, França, Chipre e Islândia”, acrescenta a mesma fonte, referindo que “em cada país decorrerão formações e/ou intercâmbios de seniores e de pessoal ligado à terceira idade”.
A par disso, os parceiros desenvolverão ainda relatórios de boas práticas, uma plataforma de co-aprendizagem, manuais de segurança e administração de projectos de voluntariado sénior, vídeos instrutivos e um documento político.
Desde que foi implementado em Lousada, o BioSénior, “tem demonstrado excelentes resultados de envolvimento dos mais velhos nas acções ambientais”. Já foram realizadas cerca de 250 actividades, plantadas mais de 600 árvores e construídos e instalados dezenas de abrigos para a fauna. Além disso, houve colaboração inter-geracional, foi promovido o bem-estar físico e emocional e valorizada esta faixa etária.
O GREY4GREEN é co-financiado pelo programa Erasmus+.