A compra de bilhete online para a Feira Agrival, novidade introduzida este ano, exige o pagamento de uma “taxa administrativa de venda online” que acrescenta 0,50 cêntimos ao custo de cada passe individual. Quem compra à porta da feira paga cinco euros, quem compra pela internet 5,50 euros.
A Câmara de Penafiel, que organiza o certame através da Penafiel Activa, explica que esta taxa é “idêntica” às que se aplicam noutras plataformas em “nas compras on-line, em Portugal, para ingressos em espectáculos e afins”. A autarquia salienta ainda que não recebeu, até ao momento, qualquer reclamação sobre esta situação.
Neste primeiro ano do sistema a funcionar, sendo que a meta é tornar a Agrival mais acessível e evitar filas, cerca de mil pessoas têm optado pela compra online do bilhete. “Para um sistema que é ainda completamente novo e que está no primeiro ano, estamos muito satisfeitos com a adesão”, sustenta o município.
No site, onde podem ser adquiridos bilhetes – “passe individual” – para o próprio dia ou outro dia da feira, refere a autarquia, há a indicação de que essa aquisição só pode ser realizada entre as 9h00 e as 15h00. A Câmara confirma, mas adianta que a situação está a ser revista. “Esta situação está ligada ao processamento das taxas de pagamento pela SIBS. Se for adquirido depois das 15h00 o pagamento pode não ficar efectivado e o bilhete pode não ficar activo e impedir a pessoa de entrar no certame”, caso seja adquirido para o próprio dia, esclarece resposta.
A Agrival começou a semana passada e decorre até domingo. A lotação máxima da feira é de 16 mil pessoas. Recorde-se que outra das novidades deste ano é o transporte gratuito entre o Campo da Feira e o Parque de Feiras e Exposições, para contornar as dificuldades de estacionamento.