Verdadeiro Olhar

Biblioteca de Valongo distinguida com prémio de Boas Práticas

A Biblioteca Municipal de Valongo venceu o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais atribuído pela Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas. O anúncio foi feito por José Manuel Ribeiro no período antes da ordem do dia da última reunião de câmara.

Segundo explicou o presidente da Câmara Municipal, a Biblioteca de Valongo arrecadou o primeiro prémio, a nível nacional, do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais com o projecto Contos Andarilhos, iniciativa que envolveu centenas de alunos. Para José Manuel Ribeiro “é um orgulho receber este prémio, um reconhecimento nacional dos nossos esforços em prol da promoção da leitura e da aprendizagem ao longo da vida”. O autarca explicou ainda que o júri destacou o envolvimento intergeracional de diferentes actores da comunidade, o seu contributo para a memória local e a motivação para a produção e utilização de novos recursos digitais. José Manuel Ribeiro destacou também que o projecto terá sobressaído pelos “baixos custos envolvidos e o forte potencial de replicação”.

Contos Andarilhos sensibilizou alunos para tradições locais

O projecto Contos Andarilhos, desenvolvido ao longo do ano lectivo 2014/2015, foi promovido com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para as tradições locais e o património cultural que fazem parte da identidade concelhia de Valongo. Este projeto envolveu cerca de 700 alunos do 3º ano do Ensino Básico. O projecto culminou com a elaboração de um conto por cada um dos Agrupamentos Escolares. “Velhos brinquedos, novos sonhos…” foi o nome do conto criado no âmbito desta ideia no Agrupamento de Escolas de Alfena, já em Ermesinde as crianças escolheram criar um “Viajando pelos carris”. Em Campo foi feito um “Testemunho em Pedra”, enquanto nas escolas de S. Lourenço foi um “Pedaço de Barro”. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Vallis Longus escreveram o conto “Cuca-Macuca, tanta história me dais…” e os de Valongo e Sobrado “A Semente Especial”. A pesquisa documental foi complementada com a colaboração de alguns testemunhos orais e estes contos poderão ser visualizados através do endereço de Internet: http://issuu.com/ceurocha3/docs/contos_andarilhos.

O Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, que vai na segunda edição, é uma iniciativa da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, promovida com o objectivo de reconhecer e valorizar publicamente o papel social das bibliotecas públicas promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas. O prémio será entregue pelo ministro da Cultura, João Soares, no próximo dia 3 de Março, em Anadia, por ocasião da 1ª Conferência Internacional das Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro.