“Avizinha-se muito investimento nas escolas. Temos escolas sem intervenção há muitos anos e queremos que todas tenham o mesmo nível de conforto”, adiantou o presidente da Câmara de Lousada na última Assembleia Municipal.
Segundo Pedro Machado, têm sido conseguidos “reforços substanciais” de verbas para a requalificação de centros escolares no concelho.
Estão concluídas as obras na Escola Básica de Lousada Centro (EB 2,3). O investimento de 1,2 milhões de euros resultou num “bom exemplo de requalificação a custos controlados”, salientou.
“A escola ficou com muito boas condições, muito confortável e com muita dignidade, com um investimento na ordem do 1,2 milhões de euros e nós temos experiências noutras escolas do país em que se investiu mais do dobro. Estive a falar com o senhor Ministro sobre isso e ele quer vir cá inaugurar a obra porque ele próprio acha que é bom exemplo de como com pouco se faz muito”, revelou o autarca aos presentes.
As escolas vão ter melhorias nas janelas, com colocação de vidros duplos e novos estores, pinturas gerais e colocação de aquecimento a pellets, entre outros.
Serão também intervencionadas algumas escolas básicas para retirada de salamandras e colocações de equipamentos de aquecimento mais eficientes.
“Todas as verbas que conseguirmos reforçar não são suficientes para o investimento que vamos fazer, mas vamos arriscar porque acredito que, à medida que os quadros comunitários se aproximam do fim, há verbas que vão sendo libertadas por falta de capacidade de execução de algumas entidades”, frisou Pedro Machado.