Os avós do município de Penafiel podem viajar em balão de ar quente, no dia 26, numa iniciativa que vai incluir um conjunto de atividades e que vai decorrer no Parque da Cidade local.
Esta é uma forma de a autarquia assinalar o Dia dos Avós, que é celebrado no município há 20 anos. Para além desta viagem, que se propõe ser “uma experiência única”, a edilidade destaca o descerramento de uma placa com um poema dedicado à penafidelense, fundadora e grande impulsionadora da data, Ana Elisa de Couto.
Sobre a viagem, a Câmara Municipal desafia os mais velhos a testarem a sua “audácia e valentia” no balão que terá capacidade para cerca de cinco pessoas e que vai fazer viagens, com a duração de aproximadamente quatro minutos, proporcionando “uma experiência única de voo no céu de Penafiel”, fazendo, assim, o batismo de voo.
Mas as iniciativas estendem-se também aos mais novos, com várias atividades que vão decorrer no mesmo local, para todos os gostos e idades. Assim, há insufláveis e escorregas com água para os mais pequenos e uma exposição de carros clássicos.
Em Penafiel, a celebração do Dia dos Avós é um marco anual na agenda do município. A programação começa às 09h00, sendo que às 10h00 se realiza a habitual iniciativa dos “Avós em Movimento”, pelo ginásio Playlife. De seguida, pelas 11h00, tem início a missa campal. Uma hora e meia depois, inicia-se o longo e tradicional “Mega Piquenique”.
À tarde, o cantor Toy será um dos artistas a subir ao palco.
Todos os avós do concelho e da região estão convidados a participar neste dia que espera receber milhares de pessoas.
Recorde-se que o Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003, após inúmeros contactos de uma munícipe de Penafiel, já falecida, e que reclamava, desde 1986, a oficialização da data. Ana Elisa de Couto dedicou vários anos da sua vida para implementá-lo, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações.