Queria medalhas e conseguiu. Ana Rafael, atleta de 18 anos da secção de Ginástica do Clube de Basquetebol de Penafiel, única portuguesa a competir na ginástica artística feminina, conseguiu quatro medalhas nos Special Olympics World Games Abu Dhabi 2019.
A jovem residente nas Termas de São Vicente conquistou a Medalha de Ouro em Saltos e na Trave, a Medalha de Bronze em Paralelas e ficou em 5.º lugar na disciplina de Solo. Trouxe ainda para Portugal a Medalha de Prata da Geral.
“A Ana está muito satisfeita pelo seu sucesso. Foram dois anos de um grande esforço para não faltar aos treinos, mas agora teve a sua recompensa”, adianta a treinadora, Paula Oliveira, ainda em Abu Dhabi onde continuam a decorrer provas.
“A Ana está a gostar deste país e gostaria de cá voltar, está a ter uma boa experiência, quer a nível da diferença de cultura, quer das condições que encontrou no pavilhão da ginástica. Quanto a mim, foi e será sempre um grande prazer ser treinadora da Ana, pelo seu empenho, educação e personalidade”, descreve Paula Oliveira.
A treinadora destaca ainda que a comitiva portuguesa está a ter um “grande êxito”, tendo já conquistado medalhas noutras modalidades, de ouro, prata e bronze, no Judo, Ténis de Mesa ou Natação, entre outros.
Paula Oliveira diz esperar que estes resultados mostrem as potencialidades da ginástica para que “Penafiel se comece a dedicar mais à ginástica e que a autarquia saiba valorizar este empenho”.
Recorde-se que estas não são as primeiras medalhas da jovem de Penafiel. Ana Rafael tem já quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze conquistadas nos Jogos Europeus de Antuérpia, em 2014, e nos Jogos Mundiais de Los Angeles, em 2015.
Nos Special Olympics World Games Abu Dhabi 2019 estão mais de 7.500 atletas de 190 países a disputar provas em 24 modalidades desportivas até 21 de Março.