Inês Moreira, atleta natural de Penafiel, acaba de sagrar-se campeã nacional de Triatlo Cross, na categoria 30-34 anos, e apurou-se para representar Portugal no Mundial Xterra da modalidade, que será disputado no Hawai.
A professora de educação física começou na competição por brincadeira, em 2017, numa prova da ATRP – Associação Trail Running Portugal, onde conseguiu o terceiro lugar no campeonato nacional.
“Em 2018, fui convidada pelo António Mendes, presidente do meu clube de trail, a Associação Desportiva de Amarante, e foi aqui que decidi levar um pouco mais a sério”, admite a atleta.
Um ano antes, depois de saber que ia decorrer uma prova de duatlo cross em Penafiel decidiu experimentar a modalidade, a convite do clube Mozinho Racing Team, que representa nas modalidades de Duatlo e Triatlo.
No ano passada, já inscrita na Federação Portuguesa de Triatlo, sagrou-se Campeã Nacional de Duatlo Cross e Campeã Regional de Duatlo Estrada, no seu grupo de idades. “No triatlo sprint, tinha feito duas provas em 2018. Fiquei em primeiro lugar no Triatlo do Douro e fiz segundo lugar em Águeda”, conta Inês Moreira. Este ano já tinha conquistado também o bi-campeonato nacional de duatlo cross.
Sagrou-se campeã nacional de triatlo cross, no seu grupo de idades, 30-34. Garantiu ainda a qualificação para a final mundial, que se vai realizar no Hawai, e foi terceira na geral nacional. “Agora só me resta treinar bastante, e bem, para chegar na melhor forma possível ao Hawai, e dar muitas alegrias aos penafidelenses, família, amigos e ao meu presidente, Joaquim Amândio, que tanto me apoia”, sustenta Inês Moreira.