O atleta Paulo Barbosa, natural da Madalena, concelho de Paredes, é um dos seis atletas convocados para representar a selecção nacional para o 26.º Campeonato Europeu de Corta-Mato, que decorre, este domingo, no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
O atleta que compete no Maia Atlético Clube, assumiu está radiante por ter sido um dos seis atletas chamados a representar a selecção nacional, sendo esta a sua primeira internacionalização em competições.
“Fiquei obviamente orgulhoso por ter sido convocado pelo seleccionador nacional, é a minha primeira prova internacional, vou desfrutar, dar seguramente o melhor e tentar ficar entre os 30, 20 melhores lugares europeus. Acima de tudo quero dignificar o meu país e o concelho de Paredes”, disse, reconhecendo que vestir as cores da selecção nacional tem peso acrescido.
“Estar ao serviço da selecção nacional é um sonho para qualquer atleta, uma responsabilidade acrescida, tanto mais que o Campeonato da Europa de Corta-Mato é disputado no nosso pais e todos vamos seguramente dar o nosso melhor”, revelou, sublinhando que mais importante que os resultados individuais, são os resultados colectivos e o objectivo passa por ajudar a selecção nacional a obter o melhor resultado.
Falando das selecções que vão estar no Parque da Bela Vista e daquilo que a selecção nacional pode almejar, Paulo Barbosa reconheceu que este é um patamar diferente, onde estão os melhores atletas e as melhores selecções da Europa, como a Turquia e a Espanha que integrarem atletas do continente africano, nomeadamente marroquinos, formatados para este tipo de provas e usualmente apontados como fortes candidatos à vitória final.
“Sei das minhas capacidades, fisicamente sinto-me bem, há três, quatro meses que estou a trabalhar, mas sei que existem outros atletas e selecções que têm também uma palavra a dizer e vão lutar os mesmos objectivos”, expressou, reiterando que a meta passa por continuar a dar o seu contributo à selecção nacional.
Quanto ao seu futuro no Maia Atlético Clube, Paulo Barbosa assumiu que vai continuar a dignificar a camisola do emblema e evoluir para ajudar a equipa nas várias provas e competições que está a disputar.
Refira-se que Paulo Barbosa fez o 10.º lugar campeonato nacional de corta-mato longo e obteve o quarto lugar no campeonato nacional de corta-mato curto.
Questionado sobre o actual estado e a evolução do atleta paredense, Bruno Jesus, treinador de Paulo Barbosa, no Maia Atlético Clube, realçou acreditar que o atleta é uma mais-valia para a selecção nacional, com potencial para continuar a evoluir e afirmar-se no atletismo nacional.
“Conheço o potencial do Paulo Barbosa, é um atleta que sobe e desce muito bem, está preparado para os percursos mais difíceis, agora, tudo dependerá da gestão de esforço e de outros factores”, avançou.
O atleta confessou que está confiante na obtenção de um bom resultado quer em termos individuais quer colectivos.
“É a primeira vez que vou competir em sub-23, embora já tenha participado em outros campeonatos europeus na qualidade de júnior. Em termos individuais o meu objectivo é entrar no top 30 e em termos colectivos dar o meu contributo para que a selecção nacional consiga obter o melhor resultado”, concretizou, apontando a Espanha, a França e a Itália como principais candidatas ao pódio.
Quanto ao percurso e ao terreno do Parque da Bela Vista, Jorge Moreira avançou conhecer o itinerário e apesar das dificuldades técnicas que o mesmo coloca aos atletas estar em boas condições físicas para encarar mais este desafio.
Questionado sobre quais são os seus desafios em termos nacionais, Jorge Moreira admitiu que depois do Campeonato Europeu de Corta-Mato a sua meta passa por se concentrar no Campeonato Nacional de Estrada.
O atleta penafidelense iniciou a sua carreira no Atletismo FC Penafiel, rumou à Casa do Benfica em Paredes, assinou depois pelo Sport Lisboa e Benfica e representou também o Sporting Clube de Portugal. Presentemente representa o Sporting Clube de Braga.