Cláudio Roque, o atleta de força que puxou um camião com 22 toneladas bateu, este fim-de-semana, mais um recorde no Campeonato Viking Press, de 220 quilos, prova da qual também saiu vencedor.
Considera que “foi muito difícil”, mas conseguiu superar-se, “através de muita força e determinação”.
Cláudio Roque é de Valongo, tem 35 anos, e integra o Clube Cultura Física de Atletas de Força, de Matosinhos.
Apesar de mais esta conquista, já só pensa no próximo desafio, previsto para este mês de Outubro, a puxada de tractor, que se vai realizar em Valongo.
Este tipo de prova é tida pelos praticantes de força como mais difícil que a puxada do camião, apesar do peso deste último ser superior. No tractor são cerca de “12 toneladas, mas a puxada é mais complicada porque é feita em pé e a configuração das rodas, que estão cheias de água, dificulta muito a prova”, refere.
Mas estas circunstâncias não demovem o atleta de Valongo, porque acredita na sua capacidade, considerando-se apto a “superar e atingir mais um objectivo pessoal”.
Cláudio Roque fez questão de realçar ainda que “é a primeira vez que se realiza uma prova como esta em Portugal”, razão pela qual, considerou, “é de elevada importância também para a modalidade”.