A Associação de Futebol Amador de Penafiel (AFAP) suspendeu todas as competições por si organizadas até ao dia 23 de Março.
Em comunicado, a entidade organizadora pelo campeonato de futebol amador, entre outras competições, justificou a suspensão de todas as provas com o surto epidémico de Covid-19 que está a atingir o país, com particular incidência na zona Norte.
A AFAP, pelo seu presidente, Jorge Pinto, apontou, também, como razões para implementar esta decisão o facto da prática de desporto implicar a interacção e contacto de todos os intervenientes, nomeadamente atletas, árbitros, médicos, dirigentes.
O presidente da AFAP recordou, também, que os jogos disputados são acompanhados por “inúmeros elementos do público, pais, familiares, amigos, jovens e crianças”.
“Todos estes intervenientes se movimentam, dentro e fora dos espaços e eventos desportivos, potenciando assim a transmissão do vírus e a propagação da doença”, referiu, sustentando que a defesa da saúde pública é um direito supremo e inalienável dos cidadãos.
“Um surto epidémico desta extensão e relevância não se trava apenas com palavras mas com actos e a colaboração de todos. Posto isto, a Associação de Futebol Amador de Penafiel, em consonância com as outras entidades de autoridade publica determina que, a partir desta data e até nova comunicação estão suspensos todos os jogos de todas as competições de futebol e futsal, de ambos os géneros e escalões, como também outras actividades agendadas na área da sua jurisdição e que estejam programados entre a presente data (10 de Março de 2020) até dia 23 de Março de 2020”, avançou, manifestando que oportunamente será reavaliada a situação e feita nova comunicação.