Já foi assinado o contrato de empreitada para avançar com a construção da Casa da Democracia Local, edifício que vai acolher a nova Câmara Municipal de Valongo.
Segundo a autarquia, agora falta apenas o visto do Tribunal de Constas para a obra avançar no terreno. O prazo de execução é de dois anos.
A empreitada será realizada pela empresa Tecnifeira – Engenharia e Construção, S A, por um valor superior a 10,6 milhões de euros.
“Demos mais um passo decisivo para tornar realidade a Casa da Democracia Local, um investimento necessário e há muito ansiado pela comunidade”, considera José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado em comunicado. “Este será um espaço marcante, diferenciador e inovador que permitirá não só aos munícipes das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e das vilas de Campo e Sobrado, mas também aos visitantes nacionais e internacionais, ter uma experiência diferente da fruição de um edifício de génese administrativa da nossa democracia local, mas agora também com uma nova apropriação de carácter mais cultural e cívica”, refere ainda o autarca.
Recorde-se que “além dos espaços para funções político-administrativas, a Casa da Democracia Local surge como um novo espaço para a comunidade, espaço de visitação, de encontro e debate, em que se pretende privilegiar a interacção dos munícipes”.
O novo edifício terá o formato de uma trilobite, marca geológica mais antiga deste território, e contempla ainda uma praça.