A Câmara de Valongo anunciou que arrancou, hoje, a obra que vai “quadruplicar” a capacidade do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Centro Veterinário Municipal de Valongo.
A empreitada custa cerca de 149 mil euros e, segundo a autarquia, quando estiver terminada, daqui a 120 dias, “o equipamento cumprirá os mais altos padrões de bem-estar animal passará a ter 59 jaulas e uma área total de 832 metros quadrados, que incluirá uma piscina para os cães se refrescarem no tempo quente”.
“Cada jaula será individual, com área abrigada e descoberta, com exposição solar e corta-vento, com bebedouros automáticos e duas grelhas de recolha de dejectos. No exterior, além piscina para lavagem e/ou refrescamento dos animais, está prevista uma área circular de exercício”, acrescenta a mesma fonte.
“Dentro de alguns meses, teremos mais 44 novas jaulas e mais espaço para conseguirmos dar mais resposta ao problema do aumento do número de animais errantes no concelho”, afirmou José Manuel Ribeiro, citado em nota do município nas redes sociais, onde lembra também os apoios dados à adopção no concelho. A autarquia refere ainda que “no actual ciclo governativo esta é já a segunda ampliação do CROA, que em 2018 duplicou a capacidade passando a poder albergar no total 30 animais”.