Como o Verdadeiro Olhar já tinha avançado, a Câmara de Valongo aumentou o apoio financeiro mensal atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e Valongo.
Cada uma das corporações passa a receber mensalmente 12.500 euros, um acréscimo de 175%. O apoio anual às duas associações humanitárias passa assim a ser de 300 mil euros. Esta medida têm efeitos retroactivos a Janeiro de 2020.
Em comunicado, a autarquia de Valongo lembra que “o apoio mensal da câmara às corporações de bombeiros foi durante nove anos de 4.540 euros, tendo havido desde 2017 quatro aumentos”. Nesse ano o apoio anual ascendia a 144 mil euros para as duas corporações. Agora mais do que duplica.
O município refere ainda que este foi o segundo aumento decidido em 2020. “No primeiro semestre do ano, já em plena crise pandémica, o executivo deliberara um aumento de 66% do apoio financeiro mensal aos bombeiros de Ermesinde e de Valongo, também com retroactivos a janeiro, considerando as dificuldades financeiras que as corporações estão a sentir na sequência da pandemia Covid-19”, explica nota de imprensa.
Para 2021, o apoio previsto será novamente de 12.500 euros por mês, totalizando 300 mil euros anuais.