A delegação de Paredes da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) comemorou, na semana passada, o 25.º aniversário, num jantar com cerca de 300 pessoas.
Durante o evento, o presidente da APD Paredes, Adão Barbosa, salientou a importância de celebrar a data. “O que se pretende não é só conviver. Não é só confraternizar. Não é só homenagear. Um quarto de século exige outra coisa. Exige uma tomada de posição. Exige que a APD se pronuncie sobre o seu futuro. E que afirme a sua vontade de se tornar numa das associações mais pró-activas e dinâmicas do concelho e da região”, sustentou.
“O nosso processo de luta, sensibilização, reivindicação e afirmação vai ser forte e interventivo no que se refere à promoção dos direitos das pessoas com deficiência da região, de sensibilização para com as grandes necessidades e problemas destes cidadãos, de reivindicação em prol da construção de uma sociedade cada vez mais capaz de promover a inclusão social dos deficientes, de afirmação, no desporto, com grande destaque para as prestações da equipa de basquetebol em cadeira de rodas, atletismo e natação, e na organização de eventos sociais e culturais, graças às parcerias institucionais que vamos continuar a fazer com as entidades locais da região”, afirmou, segundo nota de imprensa.
Durante o jantar foram homenageadas as personalidades que mais se destacaram no apoio dado à instituição desde a sua fundação. Domingos Barros foi agraciado com o título de Sócio Honorário e Benemérito, sendo que a APD Paredes entregou ainda o galardão de Benemérito aos empresários Elias Barros e Francisco Ferreira; ao presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Fernando Simões dos Santos; ao antigo vereador da Câmara Municipal de Paredes Manuel Fernando Rocha, e ao empresário e antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes Mário Rocha.