Desmemoriado. Em 2014, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), considerou o “Art On Chairs”, um projecto da Câmara Municipal de Paredes para promover nacional e internacionalmente a indústria de mobiliário do concelho de Paredes, um exemplo de boas práticas na aplicação de fundos estruturais, nomeadamente através do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte), revitalizando a indústria tradicional de mobiliário pela incorporação de design e inovação. Pouco tempo depois, a União Europeia distinguiu o “Art On Chairs” como o melhor projecto europeu na área do desenvolvimento regional, atribuindo-lhe o prémio RegioStars 2014. Na altura, os socialistas, na oposição, nunca viram com bons olhos o “Art On Chairs”, criticando-o por diversas vezes.
Na semana passada, no decorrer de uma gala de reconhecimento de pessoas e instituições, a CCDR-N atribuiu o Galardão Emblema Regional, com o rótulo “Cultura de Futuro”, a projectos como o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Guimarães Capital Europeia da Cultura e ao… “Art On Chairs”. A actual presidente da Câmara Municipal de Paredes esteve na cerimónia a receber o prémio. No entanto, optou por ocultar à população a distinção do Município, não havendo qualquer referência a este facto nas páginas da autarquia nas redes sociais ou na sua página da Internet. Há referências ao comboio de Natal, à árvore de Natal, mas nenhuma a esta distinção.
A atitude da Câmara Municipal faz lembrar os tempos do PREC, nos anos 70, durante os quais se ocultava tudo o que estivesse relacionado com os governantes anteriores. Uma atitude mesquinha e desnecessária.