Verdadeiro Olhar

Andante abrange apeadeiro da Travagem a partir de Março

A partir do início de Março, os utentes de transportes públicos do concelho de Valongo já podem usar  o sistema intermodal Andante até ao apeadeiro da CP da Travagem, em Ermesinde. O último alargamento do zonamento Andante, apresentado sexta-feira na Trofa, abrange seis novas estações, nomeadamente Travagem, Leandro, S. Frutuoso, S. Romão, Portela e Trofa. A Área Metropolitana do Porto tem como meta alargar, possivelmente ainda no primeiro semestre deste ano, o sistema intermodal a estações de Santo Tirso, Paredes, Valongo, Espinho, bem como da Linha do Vouga.

Na cerimónia de apresentação do alargamento do Andante, bem como da nova imagem, o presidente da Câmara Municipal de Valongo recordou que a integração do apeadeiro da Travagem, em Ermesinde, no sistema intermodal foi dos primeiros assuntos abordado por si no Conselho Metropolitano do Porto, considerando que era de “uma irracionalidade chegar a Ermesinde e ao lado, a Travagem estava esquecida”. “Ando há três anos a batalhar por isto”, disse, sublinhando que “hoje se fez de forma simples Área Metropolitana porque fazer Área Metropolitana é promover intermodalidade”. Apesar de satisfeito, José Manuel Ribeiro não deixou de reivindicar o alargamento até à estação de S. Martinho do Campo. Na cerimónia os autarcas da Maia e da Trofa congratularam-se com o alargamento, sublinhando que este foi “muito reivindicado”.

Esta sexta-feira também foi apresentada a nova imagem do Andante, uma marca lançada há 14 anos. Com a nova imagem surgem novos cartões e a necessidade de trocar  os antigos pelos novos. A partir de hoje, 16 de Janeiro, segundo explicou João Marrana, administrador delegado dos Transporte Intermodais do Porto (TIP), a troca será gratuita e pode ser feita até Julho, no caso dos bilhetes azuis, e até Janeiro de 2018 no caso dos dourados, ou seja, dos passes mensais. Na troca fica garantida a transferência do saldo de cada cartão. Durante a cerimónia, o presidente da TIP, Jorge Delgado, avançou que “até ao final do ano” conta implementar o Andante Mobile, uma  aplicação que permite usar o o cartão Andante pelo telemóvel. O projecto-piloto terá 100 utilizadores e o concurso deverá ser lançado no Verão para que o sistema esteja pronto até ao final do ano. Jorge Delgado aproveitou para sublinhar que no primeiro ano de existência, em 2003, mais de seis milhões de pessoas utilizaram o Andante para viajar, quando este tinha 18 linhas e três operadores. Hoje, frisou, o Andante integra 138 linhas, 11 operadores públicos e privados e praticamente nove em cada dez viagens realizadas são viagens Andante.