A Ambisousa viu aprovadas duas candidaturas ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e eficiência no Uso de Recursos. No total o investimento da Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Sousa mais de 6,6 milhões de euros, com co-financiamento dos fundos comunitários a chegar aos 85%.
Na “Promoção da Reciclagem Multimaterial e Orgânica de Resíduos Urbanos” a Ambisousa prevê investir quase 6,4 milhões de euros (6.392.978 euros) para reforçar a actual rede de recolha selectiva em mais 461 ecopontos e reformular as unidades de triagem de Lustosa e Penafiel. O financiamento comunitário aprovado é de 5.218.942,63 euros. “No caso de Lustosa a intervenção envolve a demolição completa da actual instalação, enquanto em Penafiel as intervenções previstas vão fundamentalmente no sentido de adaptar a instalação às novas necessidades de triagem do papel-cartão”, explica a Ambisousa.
A outra candidatura aprovada, para “Reforço da compostagem doméstica de RUB”, será financiada em 238 mil euros, sendo o investimento de 280 mil euros. A Ambisousa pretende dar continuidade ao projecto de compostagem doméstica iniciado em 2009 e vai adquirir mais 4.000 biocompostores domésticos para distribuir pela população dos concelhos que abrange e promover a compostagem.
O objectivo destes investimentos passa por cumprir as metas traçadas no PERSU 2020 para este Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos.
Recorde-se que a Ambisousa explora dois aterros sanitários – em Penafiel e Lousada – para onde são encaminhados os resíduos sólidos urbanos produzidos por cerca de 330 mil habitantes. Envia ainda para reciclagem, através da Sociedade Ponto Verde, após triagem realizada em duas unidades, o resultado da recolha selectiva da população.