“Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida!” é o mote para as comemorações relativas à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) que decorre entre os dias 18 e 26 de Novembro, iniciativa que tem como lema a sensibilização da população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção.
A Ambisousa – Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos associou-se a esta iniciativa e, segundo Daniel Lamas, director do departamento de Monitorização Ambiental, Estudos e Projectos, durante este período vão ser desenvolvidas actividades cuja temática assenta na prevenção da produção de resíduos, tais como acções de sensibilização e formação, workshops, palestras, animações ou ateliês temáticos.
“No Vale do Sousa estão previstas várias actividades. Ao nível das escolas, por exemplo, temos acções inscritas que envolvem a realização de workshops de presépios feitos a partir de materiais reutilizados, ou acções temáticas para construção de germinadores de sementes, feitos com rolos de papel, ou até mesmo a construção de vasos para plantas, usando rolhas de cortiça. Estas são algumas das acções dinamizadas por iniciativa das próprias escolas que, desta forma, se associaram à celebração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”, disse, salientando que Ambisousa vai estar, também, presente em grandes cadeias de supermercados de todos os municípios do Vale do Sousa, a fim de promover a acção “Usando e Reutilizando!”.
Daniel Lamas precisou que esta é a 9.ª edição da SEPR, sendo a Ambisousa um dos organizadores regionais da SEPR 2017, cujo principal papel consiste em promover e implementar esta iniciativa na região do Vale do Sousa.
Quanto aos objectivos da iniciativa, o responsável pelo departamento de Monitorização Ambiental, Estudos e Projectos da Ambisousa esclareceu que pretende-se alertar a população para a necessidade de reduzir os resíduos.
“Pretende-se também envolver e incentivar a sociedade civil, as autoridades públicas, as escolas, empresas públicas e privadas, bem como os próprios cidadãos a inscreverem e realizarem acções relacionadas com esta temática”
“Esta é uma iniciativa à escala europeia, com duração de uma semana, destinada a promover a implementação de acções e práticas no nosso quotidiano, cujo principal objectivo prende-se com a prevenção da produção de resíduos. Pretende-se também envolver e incentivar a sociedade civil, as autoridades públicas, as escolas, empresas públicas e privadas, bem como os próprios cidadãos a inscreverem e realizarem acções relacionadas com esta temática durante esta semana”, afirmou.
Além da consciencialização para a promoção de boas práticas de prevenção através de diversas iniciativas, tais como animações, concursos, workshops, entre outras, esta iniciativa pretende, também, sensibilizar para os cidadãos para reduzir o desperdício e prevenir a produção de resíduos.
“Esta iniciativa consiste em sensibilizar a população para a adopção de práticas que produzam menos resíduos, bem como levar as pessoas a pensar em diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo. Aproveitaremos também a ocasião para divulgar o projecto de compostagem doméstica da Ambisousa, como forma de prevenir a produção de resíduos e o seu encaminhamento para aterro sanitário”, frisou.
“Crescente interesse e envolvimento da comunidade nesta temática”
Falando dos públicos-alvo, Daniel Lamas realçou que campanha tem como propósito abranger a população em geral, embora muitas das acções inscritas estejam direccionadas especificamente para a comunidade escolar.
Referindo-se, ainda ao lema da campanha, a reutilização e da recuperação, Daniel Lamas explicou a campanha pretende, igualmente, levar os cidadãos a pensar em novas formas de aproveitar e usar alguns materiais que acabam, muitas vezes, no lixo.
“Podemos evitar que sejam produzidos muitos resíduos se soubermos reutilizar, para além do dinheiro que se pode economizar”, atestou.
Quanto ao envolvimento esperado da comunidade, o director do departamento de Monitorização Ambiental, Estudos e Projectos da Ambisousa reforçou que ao longo de nove edições da Semana Europeia de Prevenção, a empresa intermunicipal tem vindo a constatar no Vale do Sousa um crescente interesse e envolvimento da comunidade nesta temática.
“Penso que as pessoas estão mais conscientes e familiarizadas com o conceito da prevenção, mais participativas e interessadas em adoptar hábitos ambientalmente mais sustentáveis. Penso que no futuro isto se reflectirá de uma forma bem mais evidente”, afiançou.