Verdadeiro Olhar

Alunos de Vilela e Rebordosa apresentam projectos de intervenção no concelho

A prática de uma activa cidadania territorial junto da comunidade escolar, aproximando o poder local das comunidades através da participação dos jovens em propostas de intervenção e o objectivo do projecto “Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT) e pela Esri Portugal, com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Direcção-Geral da Educação.

Um grupo de alunos da Escola Secundária de Vilela e da Escola EB 2,3 e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela, participou na iniciativa. Os trabalhos daí resultantes foram apresentados, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, na passada sexta-feira, diz nota de imprensa da autarquia.

“No início de cada ano escolar, depois de uma primeira fase de sensibilização para questões de cidadania e desafios locais, os alunos, organizados em pequenos grupos, identificam problemas na área da escola e da residência, que vão da recuperação de edifícios abandonados à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos, passando pela criação de um roteiro turístico local, entre outros exemplos. Sempre que possível, alunos e professores reúnem com técnicos das câmaras municipais para conhecerem as principais orientações e preocupações do Plano Director Municipal, o que ajuda a enquadrar o problema a estudar”, refere a mesma fonte

Estes alunos elaboraram sete projectos, a saber: “Prevenção de incêndios florestais no concelho de Paredes”; “Falta de transportes nas freguesias do concelho de Paredes”; “Reabilitação de casas abandonadas”; “De uma instituição de segurança nacional a um legado de solidariedade”; “Degradação da escola básica e secundária de Rebordosa”; “Poluição do Rio Ferreira”; e “(Passa)Tempo para os jovens”.

“Entre os vários projectos apresentados, sentimos que alguns fogem à esfera da competência da câmara, no entanto, é sempre bom ouvir os alunos e perceber que não se limitam a identificar os problemas, mas também apresentam soluções e querem fazer parte dessa mesma solução”, afirmou Hermínia Moreira, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Paredes. “Após o debate, foram escolhidos projectos que serão apresentados aos serviços municipais e que poderão ser adoptados num futuro próximo”, acrescentou a autarca.