No âmbito do Valer – Valongo a Ler, integrado no PIICIE – Projecto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, há alunos com dificuldades na leitura que continuam a ser apoiados à distância. Estão a beneficiar desta ajuda 40 alunos, mas o objectivo é aumentar.
O projecto da Câmara de Valongo é implementado desde o ano lectivo 18/19, “direcciona-se para os alunos do 2.º ano de escolaridade e prevê a intervenção sistemática com os alunos e alunas em risco de apresentarem dificuldades na aprendizagem da leitura”.
“No contexto da pandemia COVID-19 e com a suspensão das aulas presenciais, foram encontradas formas alternativas de manter esta intervenção. Neste sentido, a equipa de psicólogas mantém as sessões com os alunos de 2.º ano de escolaridade, numa modalidade à distância. As sessões seguem a estrutura habitual e são igualmente orientadas pela utilização da plataforma ‘Ainda Estou a Aprender’, com a supervisão científica da Universidade do Minho”, refere a autarquia.