A Câmara Municipal de Paredes iniciou um ciclo de acções de sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho.
O objectivo é dar a conhecer à comunidade escolar as etapas de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos como destino a valorização, assim como a importância da separação dos resíduos, bem como, as vantagens de reciclar e reutilizar, designadamente a economização de energia, a geração de empregos diretos e indiretos, a redução dos custos de matérias primas-industriais, a preservação dos recursos naturais, diz nota de imprensa da autarquia.
A primeira acção decorreu nos Jardins-de-infância de Gondalães e de Estrebuela com as crianças a aprenderem, através de um jogo, qual o destino a dar aos resíduos do dia-a-dia. Seguiu-se uma visita ao Ecocentro de Cristelo. Todos os alunos receberam um ecoponto doméstico.
“Esta iniciativa reforça a política de proximidade e de intervenção no domínio da preservação ambiental proporcionando a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global e que actuará como catalisador de mudança, e que irá estimular a a consciência dos alunos e pais para o um futuro mais sustentável”, defende Pedro Mendes, vice-presidente e vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes.