Arranca no próximo dia 8 mais uma edição do projecto “Na linha do tempo”, promovido pela Câmara Municipal de Lousada. O objectivo é pôr os mais novos a conhecer o património do concelho de forma divertida e pedagógica.
No ano lectivo passado, mais de 600 crianças participaram em actividades.
Para este ano, estão já agendadas as primeiras visitas. Assim, nos dias 8, 21 e 22 de Novembro realizam-se iniciativas no edifício dos Paços do Concelho.
“A acção é direccionada para todas as turmas do 3.º ano do ensino básico do concelho de Lousada e tem entre os seus principais objectivos a divulgação e o conhecimento do património local, a promoção e a análise crítica da história das freguesias e dos seus elementos patrimoniais e a aprendizagem de conceitos através da vertente lúdica”, explica nota de imprensa da autarquia.
“Na Linha do Tempo” tem por base a realização de uma visita guiada acompanhada pelos técnicos da autarquia, um arqueólogo e um historiador, a um monumento do concelho de Lousada, sendo esta visita complementada com a entrega a cada aluno de um pequeno caderno de conteúdos históricos e jogos didáticos. A actividade inclui ainda a realização de um jogo, sob a forma de um peddy-paper, e de vários jogos tradicionais.
“Nesta 3.ª edição da actividade, respeitante ao ano lectivo 2016/17, a autarquia volta a proporcionar às escolas a possibilidade de visitarem património fora da sua localidade, garantindo, para esse efeito, o transporte dos alunos”, informa a câmara.